REGIÃO – As ruas das cidades da região ganharão cores especiais neste final de semana. Os Desfiles Cívicos estão programados para ocorrer, pois a previsão é de tempo bom, apesar da baixa temperatura. Em Gramado, a celebração inicia amanhã, sábado (5), às 10h, no Centro. A celebração partirá pela rua Garibaldi, passando pela Avenida das Hortênsias e segue até a rua São Pedro, com concentração das escolas e entidades na avenida Borges de Medeiros.
Entre escolas, bandas e entidades, 35 blocos percorrerão as vias centrais, interagindo com a comunidade gramadense e os turistas. O prefeito Nestor Tissot convoca a população para prestigiar as apresentações. “É um momento de união para reforçar princípios de cidadania, respeito às tradições e o orgulho pela nossa identidade”, avalia.
TRÂNSITO E ROTATIVO
A Secretaria de Trânsito alerta para o bloqueio das seguintes vias, a partir das 7h deste sábado: Avenida das Hortênsias (entre as ruas Dr. Sturmhoffel e São Pedro); rua Pedro Benetti (totalmente bloqueada); avenida Borges de Medeiros (entre as ruas Augusto Zatti e João Petry); e rua Garibaldi (entre as ruas Madre Verônica até João Petry).
Não haverá cobrança do Estacionamento Rotativo ao longo de todo o sábado. Já no domingo (7), a cobrança será restabelecida. O acesso ao Hospital Arcanjo São Miguel (HASM), durante o desfile, ocorrerá pelas Ruas Papa João 23 (ERS-235) e Garibaldi, com a presença de agentes de trânsito orientando os motoristas.
O Desfile Cívico da Várzea Grande está marcado para o dia 13 (sábado), também às 10h, na rua Leopoldo Tissot.
CANELA SERÁ DOMINGO

Em Canela, o tradicional Desfile Cívico em homenagem à Independência do Brasil será realizado domingo (7). A concentração será na Catedral de Pedra, com início às 14h, seguindo pela rua Felisberto Soares e avenida Osvaldo Aranha, até a praça João Corrêa.
A organização do desfile projeta a participação de 56 instituições entre escolas, forças de segurança pública e outras entidades envolvidas. Antes do desfile, às 13h45, será realizado o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Rio Grande do Sul e de Canela na praça João Corrêa.
Em caso de chuva no domingo, o evento será transferido para o dia 20 (sábado) e acontecerá, no mesmo horário, antes do desfile do Dia do Gaúcho, marcado para às 16h.