InícioEsportesGramado e CanelaCriação da Secretaria de Esportes facilitaria a busca pelo ginásio municipal

Criação da Secretaria de Esportes facilitaria a busca pelo ginásio municipal

Tempo de leitura: < 1 minuto

Avaliação é do vereador Jonas Bohn Bernardo (PDT) que propôs a criação da pasta em sessão na Câmara

Tiago Manique

[email protected]

CANELA – Um dos maios anseios dos desportistas canelenses é a criação de um ginásio municipal, mas que até o momento nenhum chefe de executivo o colocou como uma das prioridades. Muitos locais são aventados, mas de forma concreta apenas o sonho daqueles que anseiam uma estrutura esportiva mais adequada.

Para este e outros projetos esportivos voltados a inclusão social a serem concretizados com uma abrangência maior e adequada, a criação de uma Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL) em Canela pode facilitar a busca por investimentos, pois a pasta teria orçamento próprio.

Este é um dos propósitos do vereador Jonas Bernardo (PDT) quando em sessão na Câmara Municipal, justificou para a criação da SMEL, indicação esta aprovada por unanimidade pelos demais parlamentares e que agora está nas mãos do prefeito Constantino Orsolin para dar seguimento a criação da SMEL ou vetar.

Recentemente o parlamentar esteve participando do programa Redação Esportes na Rádio Integração Digital e pontuou o investimento no esporte, sendo um dos principais fomentos de inclusão na sociedade.

“O tamanho da importância desta pasta [SMEL] é muito grande, o esporte e lazer é a melhor forma de inclusão social dos nossos jovens e adolescentes, não somente na revelação de desportistas, mas na formação cidadã das pessoas. “O esporte é algo essencial hoje para nossa comunidade, e não apenas no aspecto de saúde e físico, mas sim, como lazer para a maioria dos canelenses. Acredito que devamos investir cada vez mais neste projeto, e assim oferecer cada vez mais opções de esportes para os canelenses, com investimentos a altura de nossa cidade”, explicou.

Questionado sobre a falta de locais estruturados para a prática do esporte em Canela, como ginásio e estádio municipal, Jonas pontua que para almejar melhorias nas estruturas esportivas e a construção de novas se faz necessário ter uma Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, pois teria orçamento próprio, diferente da atualidade, pois o Departamento de Esporte e Lazer (DMEL) não possui esta autonomia.

“Temos um espaço amplo na Celulose nos falta é recursos, fizemos um cálculo para a construção de um ginásio municipal e seria necessário cerca de R$ 3 milhões, estruturado e capacitado para receber competições estaduais e nacionais, pois para uma receita do município de Canela de R$ 200 milhões é viável, podemos buscar parcerias público e privado, pois enquanto Departamento é inviável a criação do ginásio”, avaliou.

Apesar das defecções em locais para a prática esportiva e diante desta realidade, o parlamentar elogiou os profissionais do DMEL (Dilo Daros e Roberto Idalino) pelo que vem realizando para efetivar os campeonatos.

“Até para organizar as competições o DMEL não tem recursos próprios e eles fazem o que podem pela estrutura que temo, muitas pessoas e inclusive desportistas não sabem destas limitações que  tem para realizar um campeonato”. finalizou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Canela tem uma nova empresa fazendo a coleta de lixo

CANELA - A Prefeitura de Canela assinou um contrato emergencial com a empresa Locar Saneamento Ambiental Ltda para assegurar a continuidade dos serviços de...

Sindilojas Região das Hortênsias elege nova Diretoria

REGIÃO - O Sindilojas Região das Hortênsias realizou no dia 13 de janeiro as eleições sindicais que definiram a nova Diretoria da entidade para...

Festa do Figo de Nova Petrópolis define programação e recebe aporte municipal

GRAMADO - O Poder Público Municipal e a Associação Cultural e Esportiva Linha Brasil firmaram termo de fomento nesta quinta-feira, 18 de dezembro, no...

Gazeta Funerária: Curta metragem gramadense será exibido em duas sessões na próxima semana

GRAMADO - As relações pós-vida são o tema do curta-metragem Gazeta Funerária, produzido pela proponente Naiana Amorim e Melancia Filmes, produtora audiovisual de Gramado....

Redes municipais e estaduais definem encerramento do ano letivo na região

João Pedro Boch [email protected] REGIÃO - As redes municipais de Gramado e Canela, além das escolas estaduais, já definiram as datas de encerramento do ano letivo,...
error: Conteúdo protegido