Início Esportes Gramado e Canela Criação da Secretaria de Esportes facilitaria a busca pelo ginásio municipal

Criação da Secretaria de Esportes facilitaria a busca pelo ginásio municipal

Tempo de leitura: < 1 minuto

Avaliação é do vereador Jonas Bohn Bernardo (PDT) que propôs a criação da pasta em sessão na Câmara

Tiago Manique

[email protected]

CANELA – Um dos maios anseios dos desportistas canelenses é a criação de um ginásio municipal, mas que até o momento nenhum chefe de executivo o colocou como uma das prioridades. Muitos locais são aventados, mas de forma concreta apenas o sonho daqueles que anseiam uma estrutura esportiva mais adequada.

Para este e outros projetos esportivos voltados a inclusão social a serem concretizados com uma abrangência maior e adequada, a criação de uma Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL) em Canela pode facilitar a busca por investimentos, pois a pasta teria orçamento próprio.

Este é um dos propósitos do vereador Jonas Bernardo (PDT) quando em sessão na Câmara Municipal, justificou para a criação da SMEL, indicação esta aprovada por unanimidade pelos demais parlamentares e que agora está nas mãos do prefeito Constantino Orsolin para dar seguimento a criação da SMEL ou vetar.

Recentemente o parlamentar esteve participando do programa Redação Esportes na Rádio Integração Digital e pontuou o investimento no esporte, sendo um dos principais fomentos de inclusão na sociedade.

“O tamanho da importância desta pasta [SMEL] é muito grande, o esporte e lazer é a melhor forma de inclusão social dos nossos jovens e adolescentes, não somente na revelação de desportistas, mas na formação cidadã das pessoas. “O esporte é algo essencial hoje para nossa comunidade, e não apenas no aspecto de saúde e físico, mas sim, como lazer para a maioria dos canelenses. Acredito que devamos investir cada vez mais neste projeto, e assim oferecer cada vez mais opções de esportes para os canelenses, com investimentos a altura de nossa cidade”, explicou.

Questionado sobre a falta de locais estruturados para a prática do esporte em Canela, como ginásio e estádio municipal, Jonas pontua que para almejar melhorias nas estruturas esportivas e a construção de novas se faz necessário ter uma Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, pois teria orçamento próprio, diferente da atualidade, pois o Departamento de Esporte e Lazer (DMEL) não possui esta autonomia.

“Temos um espaço amplo na Celulose nos falta é recursos, fizemos um cálculo para a construção de um ginásio municipal e seria necessário cerca de R$ 3 milhões, estruturado e capacitado para receber competições estaduais e nacionais, pois para uma receita do município de Canela de R$ 200 milhões é viável, podemos buscar parcerias público e privado, pois enquanto Departamento é inviável a criação do ginásio”, avaliou.

Apesar das defecções em locais para a prática esportiva e diante desta realidade, o parlamentar elogiou os profissionais do DMEL (Dilo Daros e Roberto Idalino) pelo que vem realizando para efetivar os campeonatos.

“Até para organizar as competições o DMEL não tem recursos próprios e eles fazem o que podem pela estrutura que temo, muitas pessoas e inclusive desportistas não sabem destas limitações que  tem para realizar um campeonato”. finalizou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido