CANELA/GRAMADO – As convenções partidárias para escolha dos candidatos a prefeito, vice e vereadores têm início hoje, 31 de agosto. Os partidos têm até o dia 16 de setembro para definir quem serão os candidatos e como serão as coligações majoritárias (para prefeito) para as Eleições Municipais 2020. Junto com o início das convenções também se inicia o período de registro de candidaturas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Um dos diferenciais desta eleição é que os partidos não poderão formar coligações na disputa proporcional (para vereadores), apenas na majoritária (para prefeito).
Em Gramado a Câmara de Vereadores é composta por nove parlamentares, por causa disso cada partido terá um limite máximo de 14 candidatos para disputarem a eleição, respeitando os 30% de gênero. Em Canela a Câmara tem onze vereadores e cada partido tem limite de 17 nomes na disputa, também reservando 30% para gênero.
Outra novidade é que o TSE autorizou a realização de convenções no formato virtual ou presencial para estas definições. No caso das convenções presenciais, o TSE enfatiza que deverão ser observadas as leis e regras sanitárias na respectiva localidade.
Em Canela e Gramado as convenções serão, na grande maioria, de forma presencial. Veja a seguir as datas de cada uma das principais legendas partidárias dos dois municípios:
REPUBLICANOS – Em Canela será no dia 5 de setembro, das 14h às 16h, na Câmara de Vereadores. Gramado ainda não divulgou.
PROGRESSISTA – Gramado e Canela farão no dia 11. Em Gramado será no Teatro Elisabeth Rosenfeldt, das 18h às 20h. Em Canela na Câmara de Vereadores, das 19h às 21h.
PSC – O Partido Social Cristão de Gramado fará sua convenção no dia 11, na Câmara de Vereadores a partir das 19h.
MDB – Em Canela será no dia 12 de setembro, das 14h às 18h, na sede do partido (Amarelão). Em Gramado, a convenção deverá ser no dia 15, na Câmara de Vereadores, a partir das 18h.
PSDB – Em Gramado será no dia 12 de setembro, no Plenário da Câmara Municipal das 9h às 12h. Em Canela ainda não está definido.
Os demais partidos ainda não definiram ou não divulgaram seus calendários. Assim que agendarem vamos incluir nessa programação.
Calendário eleitoral
31 de agosto a 16 de setembro – Período para realização das convenções partidárias.
31 de agosto a 26 de setembro – Período para registro de candidaturas.
27 de setembro – Início da propaganda eleitoral, inclusive na internet.
15 de novembro – 1º turno da eleições.