Tiago Manique
GRAMADO – O Consulado do Grêmio vive um novo momento sob a liderança de Emerson Ludwig, atual presidente e Roque da Silva onde atua no setor financeiro, que assumiram, junto com demais integrantes há cerca de quatro meses com o compromisso de fortalecer o vínculo entre os torcedores tricolores e ampliar as ações sociais na cidade.
Logo de início, o grupo promoveu recentemente um grande evento que reuniu torcedores, ex-atletas do Grêmio e o craque Romário, em um domingo de sol e confraternização na Vila Olímpica. A festa contou com amistosos, jogos de escolinhas e uma churrascada tricolor que marcou o início das atividades da nova gestão.
Em entrevista na manhã de hoje, segunda-feira (12), ao Jornal Integração, Emerson destacou que o evento nasceu de uma antiga amizade com Romário e que o foco do Consulado é unir o lado esportivo ao social. “O nosso alicerce é o social. Desde o primeiro momento, fizemos questão de envolver a comunidade. Recebemos doações de camisetas autografadas do elenco atual, 600 quilos de arroz da marca Prato Fino foram doadas e uma camisa do Romário, tudo destinado à Apae e outras entidades assistenciais”, contou o cônsul.

Além das ações beneficentes, o consulado já iniciou parcerias com a Prefeitura de Gramado e o Hospital Arcanjo São Miguel, com a proposta de reformar e transformar um dos leitos do hospital em um espaço temático tricolor, reforçando o compromisso de contribuir com a comunidade.
Roque da Silva, integrante do consulado, ressaltou a importância de reaproximar os torcedores. “Os gremistas de Gramado estavam dispersos. Este evento mostrou que é possível reunir a torcida, criar novas oportunidades e fortalecer o amor pelo clube”, afirmou.

Um dos objetivos da nova gestão é aumentar o número de associados do Grêmio em Gramado, atualmente com apenas 168 sócios ativos. “Acreditamos que 70% da cidade é gremista. Vamos trabalhar para mobilizar essa paixão e criar uma onda tricolor ainda mais forte”, destacou Emerson, que também sonha com a construção de uma sede própria para o consulado.
Durante o bate-papo, Emerson e Roque também comentaram o cenário atual do Grêmio, as eleições presidenciais do clube e a importância de nomes históricos como Fábio Koff, Airton Pavilhão e Renato Gaúcho. Para eles, a nova fase do clube, com a administração definitiva da Arena e a valorização dos ex-jogadores, representa um marco de reconstrução e identidade.
Encerrando a entrevista, Emerson deixou uma mensagem aos torcedores: “Mais de dois mil gremistas participaram do nosso primeiro evento. Isso mostra que o Grêmio é grande em Gramado. Queremos convidar toda a nação tricolor a se juntar a nós, porque o consulado está apenas começando uma longa história”.
A entrevista completa pode ser conferida no Facebook do Jornal Integração na aba vídeos ou clicando neste link https://www.facebook.com/jornalintegracaohortensias/videos/1319555192960088