GRAMADO – A Prefeitura de Gramado reforça o compromisso com a promoção da igualdade de gênero e o enfrentamento à violência contra a mulher através da atuação constante do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM). O órgão realiza encontros mensais que reúnem representantes do poder público, das forças de segurança e, em breve, também da sociedade civil, para debater, propor e acompanhar políticas públicas voltadas à proteção e à valorização das mulheres.
O COMDIM é um espaço de mobilização e articulação onde são discutidos temas que se transformam em ações práticas, como campanhas educativas, rodas de conversa, fóruns e palestras. Entre as iniciativas apoiadas pelo conselho estão as campanhas “Agosto Lilás”, “Setembro Amarelo” e as ações do dia 25 de novembro, data dedicada ao combate à violência contra a mulher. Essas atividades contribuem para a divulgação da Lei Maria da Penha e incentivam a denúncia de casos de violência.
Além das campanhas, o COMDIM também atua no fortalecimento da rede de atendimento às mulheres em situação de vulnerabilidade, promovendo melhorias em serviços como a “Sala das Margaridas”, na Delegacia de Polícia, que oferece acolhimento especializado às vítimas.
“A regularidade dos encontros permite que o COMDIM acompanhe de perto a evolução das demandas, avalie a eficácia das políticas existentes e responda rapidamente a novas necessidades. É um trabalho de base, contínuo e que gera resultados concretos na vida das mulheres gramadenses”, destaca a diretora do Gabinete da Primeira-Dama e presidente do conselho, Suzana Strassburger.












