GRAMADO – Em sua nona edição, o Conexões Gramado Film Market (CGFM) volta a criar um território vivo de trocas, experimentações e reinvenções do campo audiovisual dentro do 53º Festival de Cinema de Gramado. O segmento mercadológico do festival reúne criadores de todo o Brasil para fortalecer o ecossistema do setor e pensar o audiovisual como campo de criação, economia, política e transformação social. A programação inclui painéis, mostras, workshops e rodadas de negócios. O Festival iniciou na quarta-feira (13/8) e o Conexões começa no próximo sábado (16/8), e ambos encerram em 23 de agosto.
Players relevantes do mercado, como Globo, Disney e O2 Play, marcarão presença nas atividades do evento, que visa promover momentos de escuta a quem vive o cinema diariamente e refletir sobre movimentações recentes da indústria cinematográfica. O Conexões é uma realização da Secretaria da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine), e conta com apoio da Agência Nacional de Cinema (Ancine), vinculada ao Ministério da Cultura (MinC). Clique aqui para conferir a programação completa.
Internacionalização do cinema brasileiro
A abertura do Conexões está marcada para o dia 16 de agosto, às 10h30, com a presença da secretária do Audiovisual do MinC, Joelma Gonzaga, seguida pelo painel “Audiovisual promovendo o turismo e o soft power brasileiro”, com o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, e a coordenadora institucional do Festival Internacional de Cinema de Cartagena, Gisela Perez Fonseca.
Ao longo dos seus oito dias de duração, o CGFM vai reservar espaço especial para discutir a internacionalização de projetos brasileiros, buscando impulsionar novos negócios e ampliar espaços entre criadores do Brasil e do mundo, com destaque para a celebração de 200 anos de relações diplomáticas entre Brasil e França. Nesse contexto, em maio deste ano, o Festival de Cinema de Gramado foi homenageado no Festival de Cinema Brasileiro de Paris, pela resiliência e força do evento ao se manter ativo mesmo com as limitações trazidas pelas catástrofes climáticas do Rio Grande do Sul.
A internacionalização será abordada em uma série de painéis, mentorias e capacitações que contarão com nomes como o adido audiovisual da Embaixada da França no Brasil, Nicolas Piccato, o roteirista e diretor da Cinémage, Yann Le Quellec, o produtor e diretor do grupo Fahrenheit/Antártica, David Herrera, a diretora de Vendas e Aquisições da Urban Sales, Florencia Gil, e a comissária fílmica de Medellín e líder do projeto FilMedellín, Karla Valderrama.
“Os painéis e as capacitações formam as conexões de Gramado. Essas são atividades basilares na aproximação do nosso mercado com o exterior. O cinema brasileiro tem se tornado cada vez mais internacional, e é por isso que precisamos de uma escuta atenta para fomentar e capacitar novos talentos para essa empreitada que avança fronteiras”, comenta a coordenadora do Conexões Gramado Film Market, Gisele Hiltl, que também destaca a participação do Instituto +Mulheres do Audiovisual, da ONU Mulheres e da Apex Brasil nas atividades relacionadas a esse tema.
Já em nível regional, a programação formativa se intensifica com workshops, mentorias e o II Encontro dos Ecossistemas RS, que promove articulação entre coletivos, instituições e políticas públicas em prol do audiovisual gaúcho, viabilizando diálogo com o território e com o Estado, em ação coletiva.
Mostras de realidade virtual e inteligência artificial
Além dos painéis e atividades formativas, o CGFM exibe produções de diferentes lugares do Brasil em mostras que abrangem a realidade virtual (VR), a inteligência artificial (IA), os formatos de teasers e trailers, e as produções universitárias. Duas dessas iniciativas já são tradicionais no Conexões: a Mostra de Realidade Virtual, que está sua quarta edição, expandindo horizontes com experiências imersivas e narrativas emergentes; e a Mostra de Filmes Universitários, que, na oitava edição, segue como espaço aberto à comunidade universitária, promovendo uma janela de descoberta e de afirmação de talentos em formação.
Nessa seara, a principal novidade do ano é a Mostra de Filmes Gerados por Inteligência Artificial, que reflete uma discussão urgente e complexa do cenário audiovisual contemporâneo. “A inteligência artificial começou a nos desafiar desde o ano passado, tanto em debates quanto nas próprias telas. É uma realidade que bate à porta e da qual não podemos escapar, pois toca em temas muito caros à produção cinematográfica, como ética, autoria e inovação. Trazer essa reflexão para o CGFM é propor um novo olhar para o cinema que atravessa as fronteiras de linguagens e tecnologias”, destaca a coordenadora Gisele Hiltl.
Confira abaixo os títulos selecionados para a Mostra de Filmes Universitários e para a Mostra de Realidade Virtual:
Mostra de Filmes Universitários
– “A Balada de um Artista em Extinção”, de Maurício Bremm e Vitz Almeida (Unisc);
– “A Pior Dor que Há”, de Ana Clara Miranda Lucena (UnB);
– “Brotando da Terra”, de Zai Moura e Ybypotirá Uerana Ante Krén (UFRB);
– “Catarse”, de Nicole Carvalho Fukushima e Théo Álan de Sá Bugelli (Faculdade Méliès);
– “Cilene e o Mar”, de Giulia Boccaletti (UFF);
– “Como Chorar sem Derreter”, de Giulia Butler (PUC-Rio);
– “KM 100”, de Lucas Ribeiro (FAAP);
– “Maríntimo”, de Mariana Melo (UEG);
– “Na Sombra do Set”, de Bella Bauer (Unisinos);
– “Viagem no Tempo”, de Pedro Bournoukian (UFPEL).
Mostra de Realidade Virtual
– “Devoção Mariana Mundial”, de Danilo Moura Silva;
– “De Volta para o Passado”, de Dario Melo Maciel;
– “Human XR”, de Débora Bergamini;
– “Realidade Imersa”, de Sarah Ramos;
– “O Sonho de Abdias”, de Filipe Gontijo e Kleber Macedo.
O Conexões Gramado Film Market é uma realização da Sedac, por meio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine), da Gramadotur e da Agência Nacional do Cinema (Ancine), com apoio do Cinema do Brasil – Siaesp, ApexBrasil, ONU Mulheres e Instituto + Mulheres.