“Fichas na porta” uma boa alternativa
Durante sessão da Câmara de Vereadores de Canela nesta semana, o vereador Jone Wulff (PSD) fez uma indicação para que faça a reimplantação das chamadas “fichas de porta”nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município. Segundo o parlamentar, trata-se de uma demanda antiga da população, especialmente de moradores que enfrentam dificuldades para conseguir atendimento quando não conseguem agendar consultas com antecedência. Atualmente, o sistema adotado nas UBS’s de Canela é considerado misto, combinando consultas previamente agendadas ou ligando para as unidades.

Qual a ideia?
As “fichas de porta” consistem na distribuição diária de fichas diretamente nas unidades de saúde, permitindo que pacientes com necessidade imediata sejam atendidos no mesmo dia, mesmo sem agendamento prévio. Jone salientou que o modelo garante mais acesso e dignidade a quem precisa de atendimento rápido e não consegue utilizar os canais tradicionais de marcação de consultas.
Agendamento e fichas evitariam lotação no hospital
Acredito que pode ser estudada alternativas mistas. Na minha avaliação, o sistema de agendamento por telefone ou se direcionando na própria UBS é o mais viável. Porém, como doença ou alguma outra questão de saúde pode ocorrer a qualquer momento, seria interessante a implantação, pois casos que poderiam ser solucionados no âmbito da atenção básica, evitaria grandes demandas no Hospital de Caridade de Canela (HCC).
E a responsabilidade da falta de água?
Bom, claro que quem deve zelar pelos cuidados com a água, abastecimento e esgoto é a empresa Aegea/Corsan. Mas está uma reclamação geral. Tanto Canela, quanto Gramado. Os problemas persistem. Falta de comunicação novamente se repetindo de anunciar, quando e onde, e o prazo de conclusão das obras. Havia melhorado. É necessário que as equipes de trabalho informem os responsáveis da empresa para compartilhar as informações. Obras são necessárias e imprevistos ocorrem, mas não pode ser algo corriqueiro. Tem matéria completa sobre essa situação nesta edição.
Feira do Peixe Vivo na Várzea Grande
A Feira do Peixe Vivo tem mais uma edição amanhã, sábado (7), das 8h às 17h30, nos fornos da Várzea Grande, em Gramado, ao lado do terminal rodoviária. A comunidade poderá adquirir tilápia fresca diretamente dos produtores locais. A Secretaria da Agricultura anunciou ainda que em fevereiro terá dois cursos gratuitos: o de produção de peixes, entre os dias 9 e 11, e o de processamento de peixes, nos dias 12 e 13. O objetivo é capacitar os participantes e, futuramente, oferecer também peixe limpo e eviscerado nas feiras. As inscrições estão abertas e podem ser feitas por meio do link disponível nos storys fixados no Instagram @prefeituradegramado.
Futsal Terceira Divisão
A bola vai rolar a partir de segunda-feira (9), no Perinão para o Futsal Terceira Divisão de Gramado. Nesta edição, o campeonato contará com 50 clubes, organizados em 12 grupos, com cerca de 800 atletas envolvidos, considerada a maior competição de futsal amador e uma das maiores da região. A primeira rodada contará com quatro jogos: A partir das 19h, entram em quadra respectivamente, Meia Boca Futsal x Jararaca; Os Canalhas x Atlético Daqui; Weiss W.A. x AKAF e Boate Azul x Galo Cinza. Cada partida tem duração de aproximadamente uma hora.










