Para ser mais exato, a Água Mineral Hortênsias, ali no Passo do Louro, distante 10 quilômetros do centro de Canela, é a 4ª maior envasadora do Rio Grande do Sul. A empresa familiar envasou a primeira embalagem em junho de 2014, depois de cerca de 10 anos pleiteando a outorga de lavra e o licenciamento ambiental para o envase e comercialização da água mineral natural.
Na propriedade da família foram perfurados dois poços (Fonte Guarany e Fonte Hortênsias) com ótima vazão que trazem à superfície água direto do Aquífero Guarani numa profundidade de 150 metros. Juntas as duas fontes têm autorização para extrair 1 milhão de litros por dia, porém atualmente está envasando por volta de 10% disso. Ambas as fontes estão localizadas em área preservada longe de qualquer interferência urbana.
Com uma composição química invejável, a Hortênsias estava sendo distribuída nos três estados do Sul do Brasil, porém em 2022 com uma mudança na carteira de clientes, optou-se por canalizar 100% da produção para o RS. Atualmente a empresa cresce dois dígitos por ano, e é líder na Região das Hortênsias. Está se preparando para buscar certificação internacional de qualidade.

Quando chega na superfície com pH 7,82, considerado neutro, em um circuito totalmente fechado a água vai direto para um reservatório de inox e depois direto para as enchedoras, localizadas nas salas de envase, sendo que todas as salas trabalham com pressão positiva afim de evitar contaminação do produto. O ar de dentro da fábrica não consegue entrar na área de envase, por causa da pressão positiva (ar filtrado dentro da sala de envase).
No caso da água com gás, o processo começa com a necessidade de refrigeração da água, pois ela sai da fonte a 23,7°C precisando chegar em 3°C antes de ser envasada, pois nessa temperatura as moléculas de água têm uma melhor mistura com o Gás Carbônico (CO²). Toda matéria prima utilizada na fábrica é fornecida pelas principais fabricantes do mercado nacional e internacional. Atualmente cerca de 30 colaboradores atuam na fábrica.
A Água Hortênsias também produz a própria embalagem. As garrafinhas de 330 ml, 500 ml, de 1,5 litros e as de 5 litros são sopradas em equipamentos de última geração dentro da própria empresa, facilitando e trazendo maior segurança ao processo de envase. As embalagens de 20 litros, que são retornáveis, enfrentam cinco estágios de higienização antes de serem reutilizadas. Outro ponto de destaque é que engrenagens, esteiras e máquinas utilizam lubrificação com padrão alimentício, o que confere maior segurança a produção e menor risco ao produto.
O setor de água mineral é bastante fiscalizado, no quesito alimentar pela ANVISA e na parte de mineral pela ANM. Além de mais uma dezena de órgãos fiscalizadores, como Prefeitura, Inmetro, CREA, CRQ, entre outros.
