CANELA – O município sancionou nesta quarta-feira (22) o Projeto de Lei que libera a presença de Doulas nos estabelecimentos hospitalares no período de trabalho de parto, parto e pós-parto. O projeto é de autoria do vereador Felipe Caputo (PSDB), que comemorou a aprovação juntamente com a doula Eluise Araujo, que é componente da Associação de Doulas do Rio Grande do Sul (ADOSUL).
“Muitos não sabem da importância das doulas, que são qualificadas para colaborar na eficácia do parto. Eu particularmente não conhecia até minha esposa ficar grávida do segundo filho. Nós contratamos uma doula. Fiquei apaixonado pelo trabalho. A segurança que ela nos passou. Sei de pessoas que não tiveram este direito. Não tem custo para o hospital, quem contrata é a gestante”, disse Caputo, que também atua como fisioterapeuta.
A Lei Municipal número 4.613 de 6 de dezembro de 2021, em seu artigo 1º garante a presença das doulas nas maternidades, casas de parto e estabelecimentos hospitalares congêneres em Canela, sejam públicas ou privadas. De acordo com o artigo 6º, a lei determina o prazo de 90 dias para que os prestadores de serviço de saúde, destinados a este fim, providenciem as adequações necessárias para atender as gestantes e receber as acompanhantes.
“Moro em Canela e estou em Munique, na Alemanha. Viemos dar apoio a nossa filha que ganhou bebê. Aqui, as doulas tem papel fundamental no acompanhamento do parto, antes e depois. Após o nascimento ela faz em torno de 10 visitas tudo pago pelo estado. O casal recebe todo apoio. Aqui o normal é o parto normal. Cesaria só em último caso”, disse Carlos Möller, que é corretor de imóveis em Gramado, mora na Vila Suzana em Canela e entrou em contato com a Redação pela página do Facebook.
DOULA
Uma doula é uma assistente de parto, sem necessariamente ter formação na área de saúde, mas com treinamentos específicos para a função, que acompanha a mulher desde o período da gestação até os primeiros meses após o parto. A doula tem como foco o bem estar da mulher. Cabe a ela proporcionar informação, acolhimento, apoio físico e emocional às mulheres durante a gravidez, o parto e o pós-parto. A doula é uma mulher que conhece a fisiologia natural do parto, que confia no processo e na mulher que está parindo. Ela trás conforto físico e emocional, propondo posturas, relaxamentos e outras técnicas não farmacológicas para alívio da dor. Ela contribui para que o parto seja o mais natural possível e de acordo com os desejos da mulher.
Entende-se como instrumentos de trabalho das doulas: bolas de fisioterapia; massageadores; bolsa de água quente; óleos para massagens; banqueta auxiliar para parto; demais materiais considerados indispensáveis na assistência do período de trabalho de parto, parto e pós-parto imediato.