CANELA – A Prefeitura de Canela promove no dia 25 de novembro o 1º Fórum Ecocidadania, que vai tratar dos desafios e das práticas envolvendo as escolas para trabalhar na prevenção e na adaptação às crises climáticas e ambientais. O evento acontecerá na sede do Sindicato dos Servidores Municipais, das 8h às 15h30, e recebe inscrições até o dia 14, pelo site da Prefeitura.
O Fórum Ecocidadania é realizado pelas Secretarias de Meio Ambiente e Urbanismo e de Educação, Esporte e Lazer, inspirado na Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, com a finalidade de discutir como as escolas podem contribuir no enfrentamento às mudanças climáticas.
Para participar, cada educandário poderá inscrever uma delegação com até sete alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental e uma professora, sendo o número de projetos ilimitado, mas será preciso indicar a ordem de prioridade para apresentação. Caso não tenha projetos para inscrever, a escola pode participar apenas do Fórum, inscrevendo a delegação.
Modelos de projetos
Para inscrever o projeto, deverá ser enviado um trabalho em formato de resumo expandido sobre ação que ainda não aconteceu, está em andamento ou já foi concluída. Deverá conter título, autores, descrição, métodos, resultados, conclusões e palavras-chave, cada uma com seu respectivo conteúdo.
Para inscrição e mais orientações, acesse o site https://canela.rs.gov.br/sitenovo/smeel/i-forum-ecocidadania/. Mais informações podem ser conferidas com a Secretaria de Educação pelo telefones (54) 3282-5150 (ramal 2606) e (54) 9 9116-8249 com Cristiano Hickel, ou pelo e-mail [email protected].
Programa Ecocidadania
O programa Ecocidadania é uma iniciativa da atual gestão municipal para trabalhar a educação ambiental com a comunidade escolar e população canelense, tendo como principal plataforma de ação a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU. A iniciativa é desenvolvida pela Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria da Educação, seguindo três eixos temáticos: currículo, território educativo e gestão ambiental. O objetivo do programa é desenvolver e incentivar práticas ecologicamente conscientes entre os cidadãos.













