InícioEconomiaGramado e CanelaCanela foca no fortalecimento da cultura empreendedora

Canela foca no fortalecimento da cultura empreendedora

Tempo de leitura: < 1 minuto


CANELA – Buscando fortalecer o empreendedorismo e o ambiente de inovação, o município ajusta os últimos detalhes para a inauguração do Centro Integrado de Desenvolvimento e Inovação de Canela (Cidica), prevista para ocorrer nos primeiros meses de 2022. Localizado na rua São Francisco, 199, no Centro, o espaço reunirá entidades e poder público. “Desde 2019, Canela vem trabalhando para desenvolver o ambiente empreendedor. O Cidica é o terceiro eixo do nosso projeto Canela Cidade Empreendedora. Uma das nossas intenções é estabelecer uma nova matriz econômica para o município, focada em inovação e tecnologia. Durante a pandemia percebemos que não podemos ficar ancorados apenas no turismo. Precisamos fortalecer as matrizes econômicas já existentes e buscar outras também. E o Cidica é o ambiente projetado para atender esse objetivo”, explica o secretário da Fazenda e Desenvolvimento Econômico, Luciano Melo.

SALA DO EMPREENDEDOR

Um dos espaços a serem instalados no Cidica é a Sala do Empreendedor, que funciona como um ambiente facilitador para atendimento aos empresários locais. Braço fundamental dentro da cultura de desburocratização – um dos quatro eixos centrais de atuação do Programa Cidade Empreendedora, desenvolvido pelo Poder Público Municipal em parceria com o Sebrae RS, a Sala do Empreendedor oferece soluções para quem busca abrir um negócio, legalizar a sua atividade, além de oferecer orientação e capacitação gratuitas. “Trabalhamos para a Sala do Empreendedor ser a referência do empresário ou do futuro empresário nos municípios. O contribuinte deve ser apoiado, informado e incentivado a crescer. O conceito do espaço físico ou da sala digital leva em consideração que quem circula são os documentos, assim o empreendedor deixa de bater de porta em porta atrás de diversos alvarás e liberações. É menos burocracia e mais agilidade”, afirma a gestora de políticas públicas do Sebrae RS, Clara Salgado.

Uma das novidades que a Sala do Empreendedor irá oferecer, a partir do próximo ano, é a assessoria jurídica aos empreendedores locais por meio de uma parceria da Prefeitura com a Universidade de Caxias do Sul (UCS). Além dela, o Cidica abrigará o Departamento de Desenvolvimento Econômico, a Escola do Empreendedorismo, o Espaço de Negócios, a Incubadora de Empresas e um Observatório de Dados e Indicadores Econômicos, além do Procon, do Sine e da Junta Comercial. Também haverá uma arena, com capacidade para até cem pessoas, que poderá sediar palestras e eventos.

STARTUPS
Outro projeto a ser implantado no Cidica é o espaço das startups, que funcionará para incubação de novos negócios no setor de tecnologia e inovação. Conforme antecipa o secretário da Fazenda e Desenvolvimento Econômico, a prefeitura de Canela pretende firmar parceria, em janeiro, com a Unisinos, que oferecerá toda a sua expertise em desenvolver projetos de incubação tecnológica aos empreendedores escolhidos para manter suas atividades no local.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido