InícioSaúdeGramado e CanelaBairro Piratini deve ter novo posto de saúde

Bairro Piratini deve ter novo posto de saúde

Tempo de leitura: < 1 minuto

GRAMADO – Segundo maior bairro do município, o Piratini deve ter um novo posto de saúde nos próximos meses. A informação foi confirmada pelo secretário de saúde do município Jeferson Moschen e pelo subsecretário da pasta, Volnei Desian, em entrevista à Radio Integração Digital.

Segundo Jeferson, desde 2015 já existem estudos para a ampliação da unidade básica de saúde do bairro Piratini. Inicialmente, a secretaria da saúde previa a construção em um terreno entre o pavilhão de esportes do bairro e a igreja da comunidade católica, porém, por entraves que aconteceram na negociação com a Mitra da Diocese de Novo Hamburgo, que tinha parte do terreno, o projeto não foi concluído.

Hoje, cerca de 7 a 8 mil pessoas têm como referência o posto de saúde do bairro Piratini. Dentre essas pessoas, estão moradores do próprio bairro e também da Linha Ávila, localidade que fica ao lado.

Como o terreno do atual posto é pequeno foi necessário buscar outra alternativa. A opção encontrada foi um terreno pertencente a secretária de assistência social, que fica próximo à praça de esporte e lazer do bairro. “Contamos com uma generosidade enorme do secretário Ilton Gomes [secretário de assistência social] que tinha o terreno para sua pasta, entretanto, como a assistência social já está bem instalada hoje no município, ele nos ofereceu essa alternativa”, conta Jeferson.

O terreno fica na esquina das ruas Getúlio Vargas e Ribeiro (foto) e conforme Jefferson e Volnei, a ideia é construir uma unidade modelo com três andares, com estacionamento, uma unidade do SAMU nova e um andar para serem feitos os atendimentos.

O projeto ainda está em análise nos órgãos da prefeitura. A marcação do terreno para verificar os recuos e divisas já foi realizado e os estudos devem ser finalizados num prazo inicial de 30 a 40 dias. “A ideia e objetivo do prefeito Nestor é para entregarmos ainda esse ano a obra, no mais tardar no início do ano que vem”, salientou o secretário de saúde.

Já a atual estrutura da unidade básica de saúde do bairro Piratini deve ser entregue para a secretaria de assistência social utilizar para suas necessidades.

Hospital Arcanjo São Miguel

Jeferson Moschen lembra que já existiu um contrato de venda do Hospital e que eles estão aguardando uma sequência de ações que envolvem o Ministério Público. “Nessa etapa também estamos aguardando essas finalizações. O que nós não abrimos mão é que se construa um novo hospital, que se mantenha a filantropia, projetos para futuro e um novo local para o prédio, estamos analisando tudo”, afirmou.

Na semana passada, a prefeitura prorrogou a intervenção do Hospital Arcanjo São Miguel por mais um ano, com prazo final sendo, agora, abril de 2024. “A partir do momento que analisarmos que tudo está ok e nos apresentarem os projetos, o prefeito levanta a intervenção ou não”, lembrou o secretário.

Questionado pelo jornalista Fernando Gusen, sobre a saúde financeira da casa de saúde, Jeferson foi enfático: “ O Hospital Arcanjo São Miguel, hoje, não tem dívidas e não atrasa nenhum pagamento”.

Ampliação do estacionamento do São Miguel

Em parceria com a Prefeitura, o hospital passa por obras de ampliação do estacionamento. O local receberá cerca de 70 novas vagas para melhor atender à população que passa pela casa de saúde. A primeira etapa da obra, que correspondia a terraplanagem, já foi concluída. Agora o trabalho é de drenagem, saibramento e britagem. Com essa etapa concluída, o Hospital fará o calçamento nos próximos dias.

Dengue

O subsecretário, Volnei Desian, voltou a alertar a população sobre o aumento no número de casos e focos, pedindo para que os cuidados sejam redobrados. Já Jefferson afirmou que o município irá contestar em Porto Alegre o diagnóstico de dengue da morte de uma moradora.

“Nós ainda não tivemos acesso ao diagnóstico e não aceitamos o diagnóstico. Foi uma decisão epidemiológica do estado e nós vamos contestar isso. Vou falar pessoalmente com a secretária de saúde do estado, a Arita Bergmann”, afirmou o secretário.

 Faltas em consultas e exames médicos

Nos últimos meses, o aumento no número de pacientes que marcam consultas ou exames médicos e faltam no dia marcado vem aumentando no município, o que tem causado grande preocupação na secretaria.

“Precisamos ter responsabilidade com aquilo que é público. Muitas pessoas não estão comparecendo nas consultas e exames, além de causar um prejuízo para os cofres públicos, isso atrasa o atendimento de quem realmente precisa ser avaliado com urgência. Todos precisam fazer a sua parte, poder público e comunidade andam juntos”, lembra Volnei.

Aqueles moradores que marcaram consultas ou exames e que por algum motivo não poderão comparecer, devem informar a secretária da saúde para que outro paciente possa ser atendido.

Recado aos vereadores

Volnei Desian mandou um recado para os vereadores gramadenses que cobram e criticam a secretaria de saúde em suas falas. “Muitos vereadores nos criticam dizendo que precisamos colocar mais especialidades e é para eles que eu quero mandar o recado. Já convidei todos para irem até a secretária de saúde, que venham conhecer quantas novas especialidades foram implantadas de 2021 até hoje”, salientou.

Questionado se algum desses vereadores já esteve visitando a secretária, Volnei afirmou que não. “ Infelizmente a gente não recebeu as visitas. Gostaria que eles me trouxessem algum serviço novo que o governo deles implantou. A cada serviço que eles apresentarem, eu mostro três que nós implantamos. Talvez três é pouco, posso apresentar quatro ou cinco. E podem chegar de surpresa, não tem problemas” finalizou.

Confira a entrevista completa com Jeferson Moschen e Volnei Desian. O bate papo foi comandado pelos jornalistas Fernando Gusen e Gabriel Bremstrop.

Texto: Gabriel Bremstrop

[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Gilberto Cezar anuncia filiação ao PSD

O prefeito de Canela, Gilberto Cezar, anunciou neste sábado, 30 de agosto de 2025, sua filiação ao PSD. O ato contou com o apoio...

Motociclista é detido após acompanhamento da Brigada Militar em Canela

Na manhã deste sábado (30/08), um motociclista desobedeceu ordem de parada da Brigada Militar e seguiu em alta velocidade pelo centro da cidade. Durante...

Empresária de Canela denuncia tentativa de golpe com PIX falso

Uma empresária do ramo de confeitaria em Canela procurou a reportagem do Jornal Integração para relatar uma nova tentativa de golpe envolvendo pagamentos via...

IGP confirma feminicídio seguido de suicídio em Canela

A tragédia que abalou a comunidade de Canela no final de julho teve nesta semana uma confirmação oficial. Os laudos técnicos do Instituto-Geral de...

Trabalhadores dos Correios entram em greve contra retorno de gestor

Os trabalhadores do Centro de Distribuição dos Correios de Gramado e Canela (CDD hortênsias) estão em greve desde segunda-feira (18) em protesto contra o...
error: Conteúdo protegido