REGIÃO – Como parte da série de entrevistas do Jornal Integração em ouvir os presidentes dos partidos visando as eleições municipais, o ‘Programa Raio X’ de sexta-feira (15), recebeu na rádio Integração Digital o presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) de Canela, Francisco Pedroso, o Chico.
O petista que está desde novembro de 2023 à frente da sigla e ocupa atualmente a presidência do Sindicato dos Metalúrgicos de Canela, durante a entrevista, mencionou sobre sua atuação no partido.
Filiado desde 1996, citou das primeiras conversas do partido que compõe a Federação Brasil da Esperança, junto com o PCdoB e PV e da necessidade de apresentar um debate propositivo dos principais anseios da sociedade canelense.
A Federação surpreendeu os bastidores políticos de Canela ao anunciar na semana passada a filiação e respectivamente o nome do professor Márcio Gallas Boelter, ex-diretor da Escola Neusa Mari Pacheco (Ciep), como pré-candidato a prefeito. Além deste nome, Chico também citou do objetivo do grupo de disponibilizar para a comunidade os 12 nomes como candidatos a vereador.
“Estamos fazendo um trabalho de colocar majoritária e vereadores. Temos que construir o que é melhor para Canela. O professor Márcio é uma pessoa bem conhecida e íntegra é o nosso pré-candidato a prefeito. Muitas pessoas falam que não votam em partido e sim na pessoa e o Márcio é está figura, somos os únicos que está apresentando uma pré-candidatura realmente de renovação na política de Canela”, disse.
Chico mencionou que a Federação vai conversar com outros partidos, principalmente aqueles que atualmente participam da base de governo do presidente Lula.
“Vamos conversar com outros partidos. Nossa intenção é dialogar com aliados do Governo Federal. Não se constrói nada sem apoio. E uma gestão pública temos que trabalhar pela cidade e construir alianças. O que deve nos unir é nossa bandeira em favor da sociedade. É normal cada um ter pensamentos diferentes e isso é positivo para o bom debate cada um contribuindo com propostas positivas para a cidade” comentou.
Propostas
Ainda em fase inicial de buscar conversas com filiados, simpatizantes e pré-candidatos, Chico revelou dois pilares essenciais para o desenvolvimento do município: educação e saúde.
“Estamos discutindo um projeto para o município internamente. Entendo que nós precisamos ver a questão da educação. Uma Universidade Federal vindo para Canela vai gerar emprego e desenvolvimento. Em vez de construir presídios, escolas”, pontuou.
No setor da saúde, o presidente do PT seguiu destacando a universidade com curso de medicina, o que pode facilitar em transformar um hospital em regional e universitário o que contribuirá para permanência de profissionais da saúde residindo em Canela em diversas especialidades.
“É muito importante esta discussão, já veio o Instituto Federal para a região, mas que venham também esta demanda. Precisamos de profissionais em diversas áreas, facilitando mão de obra com qualidade e quem vai ganhar é a população”, finalizou.
Confira abaixo a entrevista completa. Para ouvir no celular clicar em OUVIR NO NAVEGADOR.