CANELA – Com perfil conciliador e ter o respeito por parte de quem está inserido no segmento esportivo, Hélio Ecker, diretor do Departamento Municipal de Esportes e Lazer (DMEL), projeta as competições de 2024. Durante entrevista na rádio Integração Digital, ele falou dos desafios para esta temporada em meio à expectativa de ter estrutura de ginásio e campo, em tempo hábil para cumprir o calendário.
E o primeiro compromisso que abre a jornada esportiva deste ano será no dia 2 de março, a partir das 8h, com a realização do Torneio de Pênaltis de Duplas (categorias até sub-17 e adulto) e o Campeonato de Vôlei de Areia em Duplas, na modalidade masculino e feminino. Anteriormente marcado para o Complexo Esportivo do Chacrão, as duas competições serão realizadas no Parque do Lago, no bairro Leodoro de Azevedo.
“Mudamos o local por uma sugestão do secretário de Obras Marcelo Savi para o Parque do Lago onde será construída uma arena para as competições, até pela estrutura do local com restaurantes, lancheria próximos, além do estacionamento e praça para as crianças que queiram acompanhar os pais poderem brincar”, disse Hélio.
As inscrições seguem abertas e pode ser realizada na sede do DMEL (rua Borges de Medeiros, 926) e mediante a contribuição de 5kg de alimento não perecível (menos sal), por atleta. Mais informações 3282.5150, ramal 365. O diretor do DMEL alerta que para participar o atleta deve ser morador de Canela.
“É um torneio de abertura de temporada para chamar as pessoas para o esporte. Já no vôlei, daqui a pouco já facilita para ter pessoas querendo colocar equipes no campeonato. E a gurizada pode participar também o que pode incentivar em estar nas outras competições. É um momento de todos se reunirem e confraternizar é um momento diferente”, pontuou.
Calendário e estrutura
Desde outubro do ano passado no comando do DMEL, Hélio assumiu em meio a competições e buscando encerrar em tempo hábil. Para este ano o calendário já está pronto para um ano de competições. Porém a programação pode esbarrar em um problema histórico no município, ainda não resolvido: estrutura esportiva.
Com apenas o ginásio Carlinhos da Vila, no bairro Santa Marta, e em obras, os campeonatos programados para março como Futsal Sub-12, Terceira Divisão e Vôlei Masculino podem ser postergados. Outra opção o ginásio do Sesi, devido ao temporal de janeiro, Hélio informou que o espaço foi atingido causando estragos e também está passando por melhorias.
“Para cumprir o calendário precisamos do ginásio que está em fase de reformas. Tem os processos de licitação e pode atrasar. Não depende de nós [DMEL]”, disse. Sobre o retorno do Varzeano, está indefinido. O espaço atualmente é a Celulose mas depende de melhorias na estrutura, podendo ocorrer no local para setembro uma competição de futebol 7. Sesi também surge como opção, mas depende de uma negociação da Prefeitura de Canela. Então sabemos das dificuldades e precisamos da colaboração de todos os desportistas, estamos abertos para sugestões”, comentou.
Confira abaixo a entrevista completa. Para conferir no celular clicar em OUVIR NO NAVEGADOR.
Abaixo a entrevista completa na página do Jornal Integração no Youtube.
Texto: Tiago Manique – [email protected].