CANELA – Arte e terapia, em um só lugar e no mesmo projeto. ‘Juntos Criamos Arte’ é a nova proposta idealizada pela Apae que consistirá na realização de oficinas artísticas e terapêuticas em diversos dias e horários da semana.
Serão desenvolvidas atividades de musicoterapia, arte terapia, atividades físicas, danças tradicionais, teatro, musicalização, canto, dança, artes visuais, fotografia, filme/mostra, culinária, atividades lúdico-pedagógicas, entre outras. Neste primeiro momento os beneficiados com os atendimentos serão alunos e usuários da entidade.
Nesta semana, a educadora física e coordenadora do projeto Maria Cristina da Silva, esteve na rádio Integração Digital e detalhou sobre a execução das atividades. Ainda em 2023, o projeto começou a ser executado e pensado em algo semelhante ao que existia antes da chegada da pandemia do coronavírus.
“Este projeto surgiu no final do ano passado, temos uma equipe técnica que atua muito tempo voltada para parte clínica das crianças e alunos. Antes da pandemia existia um projeto artístico e este é uma das questões que estamos buscando retomar. Algumas [atividades] seguiram, mas agora buscamos ampliar deste espaço terapêutico por meio das artes, aliando as duas funções, pois caminham juntas”, declarou.
As atividades segundo Cris, como é conhecida, iniciarão em março em um projeto piloto voltado para as crianças. “Vamos começar com um grupo menor com as crianças de atendimento pré-escolar. Teremos neste momento as oficinas de arterapia, musicaterapia e convivência. Vamos começar com grupo menor, como forma de adaptação para todos”, disse.
O desejo da Apae é de ampliar a execução do projeto para estudantes da Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental Especial (EMEIFE) Rodolfo Schlieper, familiares dos estudantes e usuários da Apae. “Vamos trabalhar com grupos dos alunos da escola durante o turno de aulas e outras no oposto, estamos conversando com a direção da instituição e com a Secretaria de Educação para organizar a utilização do transporte”, pontuou.
Os adultos que já foram atendidos e que ainda são assistidos pela Apae, estarão participando em um primeiro momento das aulas de culinária, para concretização está sendo buscado uma parceria com o curso de Gastronomia da UCS.
Cris destacou que os profissionais que ministrarão as oficinas foram contratados por meio de avaliações e entrevistas e os valores para manter o projeto será por meio das emendas impositivas viabilizadas da Câmara de Vereadores. “Buscamos profissionais da área aqui na região e de outros locais e eles estão alinhados com o projeto. Estão vindo com vontade e envolvidos com o que vamos propor”, pontuou.
Apresentação do projeto
O projeto foi apresentado semana passada para a comunidade, professores e oficineiros. Segundo o presidente Luciano Perottoni, a equipe técnica está fazendo um trabalho exemplar na instituição. “Buscando fortalecer o vínculo familiar e pensando na qualidade de vida de todos os integrantes do núcleo, este processo dará a oportunidade de troca de experiências e fortalecimento das relações, pois não podemos esquecer que os familiares enfrentam uma luta diária nos cuidados desses pacientes. Só tenho a agradecer a toda a equipe de profissionais da Apae que tem trabalhado incansavelmente na criação de ambientes e atividades a que todos tenham acesso” frisou Perottoni.
Texto: Tiago Manique – [email protected].
Confira abaixo a entrevista completa. Para acompanhar no celular, clicar em OUVIR NO NAVEGADOR.
Confira abaixo a entrevista na página do Jornal Integração no Youtube: