Tiago Manique
CANELA – Parece uma saga quase que impossível representar o município em competições regionais e estadual. A maior conquista do futsal canelense foi em 2019, quando a Associação Toque de Letra de Futsal (ATLF) conquistou o título do Estadual Sub-15. Por falta de ginásio estruturado, mandou os jogos em casa no ginásio Perinão, representando Gramado.
Desta vez em competição estadual, Canela tem a representação do Bola-Bola F.C. A equipe está disputando a Série Prata pela Liga Riograndense de Futsal e a estreia foi no dia 27 de maio, em Santa Cruz do Sul, quando foi superado pelo Faxinal por 1 a 0.
A segunda rodada, gerou a expectativa de estrear em casa. Mas ficou somente na esperança de atuar em Canela. Everton Oliveira, o Bola, fundador e diretor da equipe canelense protocolou no dia 17 (segunda-feira), na Prefeitura de Canela, a cedência do ginásio Carlinhos da Vila, bairro Santa Marta para atuar no sábado (22), diante do Tablada de Pelotas.
O dirigente citou que quando foi para o ginásio, acompanhado de demais membros do clube para organizar a limpeza e logística do espaço, havia jogos sendo realizado no período da manhã. As partidas se estenderam até a tarde, o que pelo tempo necessário até a hora do jogo pela competição estadual se tornaria inviável. Diante deste transtorno, a direção do Bola-Bola F.C, correu contra o tempo para viabilizar a partida, pois o adversário estava vindo de Pelotas. Caso o jogo não ocorresse, o Bola-Bola F.C perderia por W.O e seria eliminado.
“Conseguimos o ginásio [Vila Olímpica, em Gramado] de última hora que conseguimos um horário, mas o responsável tinha um compromisso, mas mesmo assim nos alugou o espaço. Foi de última hora, mas no fim deu certo”, comentou Bola.
A partida
Mesmo com todos estes percalços, o sábado encerrou de forma positiva. Com gols de Tarcísio e Chiquinho, o Bola-Bola F.C, venceu o Tablada e somou os primeiros três pontos na competição. Com o resultado positivo, a equipe segue na busca por uma das vagas para a segunda fase. O próximo compromisso, é diante do Faxinal de Santa Cruz do Sul, programado para o dia 6 de julho. Conforme a tabela, em Canela. Mas diante de todas as dificuldades encontradas pelo clube canelense de encontrar um local adequado, tudo pode acontecer, resta saber se a definição do local será novamente horas antes da bola rolar.