InícioGeralGramado e CanelaApresentado projeto pioneiro de startups com soluções para o setor público

Apresentado projeto pioneiro de startups com soluções para o setor público

Tempo de leitura: < 1 minuto

Tiago Manique

[email protected]

GRAMADO – A Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico, anunciou nesta quarta-feira (26), em coletiva de imprensa no Espaço V-Habitat, as 14 startups selecionadas pelo programa Sandbox Regulatório de Turismo Inteligente, que integra a Política Municipal de Inovação Gramado Futuro Lab. Os testes iniciam oficialmente em 8 de dezembro, com duração até abril de 2026.

O secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico, André Castilhos, destacou que o projeto é um marco que deve reposicionar a cidade no cenário nacional de inovação. Segundo ele, a partir de 2026 a Prefeitura terá inclusive um espaço fixo dentro no V-Habitat fortalecendo ações de incubação, residência empresarial e desenvolvimento tecnológico.

O vice-prefeito Luia Barbacovi, reforçou que Gramado é modelo no turismo e que a inovação é essencial para que a cidade continue liderando tendências. “Todo mundo vem a Gramado para se inspirar, não para copiar. Mas ninguém leva o que temos de mais valioso: o gramadense”, disse.

O secretário de Turismo, Ricardo Bertolucci, ressaltou a sintonia entre os trabalhos de inovação e o projeto desenvolvido pela pasta. O estudo já previa a criação de um “Living Lab” — hoje materializado pelo Sandbox.
“É impressionante ver que os esforços estavam convergindo sem que a gente percebesse. Gramado está pronta para se tornar referência de inovação turística no Brasil”, afirmou.

O que é o Sandbox

A apresentação técnica ficou a cargo de Paulo Renato Ardenghi, ex-secretário de Inovação de Porto Alegre e CEO da GovUp, responsável pela implementação do Sandbox. Ele explicou que a iniciativa cria um ambiente regulatório experimental, permitindo que startups testem tecnologias em condições reais, com apoio do poder público e participação da comunidade.

“Gramado está dando um passo corajoso ao reconhecer seus desafios e convidar o ecossistema de inovação para resolvê-los. Isso muda a cultura de gestão pública”, afirmou Paulo, lembrando que cidades como Porto Alegre e Florianópolis já colheram resultados expressivos com programas semelhantes.

A startup Mover Tech – Mobilidade Inteligente para Fluxos Turísticos, representada por Júlio César Oliveira, apresentou brevemente a solução de navegação acessível, com audiodescrição, libras e orientações multilíngues. “Turismo é para todos. Queremos fazer de Gramado um destino inteligente e inclusivo”, afirmou.

Impacto para a educação e futuro da cidade

Durante o debate, o secretário André revelou que o aprendizado do Sandbox dará base para novos projetos educacionais. Em 2026, a Prefeitura pretende criar uma Feira de Ciências de Inovação, conectada à rede municipal e ao V Habitat Criativo, visando revelar talentos locais.

Também está em estudo durante a Gramado Summit, aproximar os jovens do universo das startups. “Nós estamos perdendo talentos para outras cidades. Precisamos criar aqui as oportunidades que nossos jovens procuram”, disse.

Startups selecionadas

Droneportos do Brasil – Gramado Drone Experienc;

Mover Tech – Mobilidade Inteligente para Fluxos Turísticos;

Fabrika Filmes – Produção Audiovisual Integrada ao Sandbox;

WeGlad – Plataforma RAMP (Acessibilidade 360°);

SpaceGov – Inteligência Territorial para Gestão Pública;

Smart Composer VR – Patrimônio Cultural em Realidade Virtual;

Dig-In – Recomendação Personalizada de Experiências;

Wastebank & Grupo Sygecom – Economia Circular e Resíduos Inteligentes;

LinkMe Tur – Conexão Digital entre Turistas, Empresas e Governo;

MySkills – Capacitação Digital para o Ecossistema Turístico;

GPN Group – Assistente de IA para Experiência Turística;

HubInx – Integração Tecnológica do Ecossistema de Turismo;

Prime Tecnologia – Gestão e Segurança de Dados Municipais;

Health Connection – Estação de Intertelemedicina para Turistas.

Os desafios das startups incluem

  • mobilidade turística;
  • acessibilidade e inclusão;
  • gestão inteligente de eventos;
  • sustentabilidade e economia circular;
  • experiência do turista;
  • integração do ecossistema turístico;
  • inteligência artificial aplicada ao atendimento;
  • realidade aumentada e imersão digital.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Economistas da Fiergs e Farsul alertam para desequilíbrio fiscal e desaceleração econômica

REGIÃO - A RA (Reunião-Almoço) da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), de segunda-feira (3), reuniu no mesmo...

Novo momento

CANELA - Na tarde desta sexta-feira, 31 de outubro, a reportagem do Jornal Integração esteve na Secretaria de Turismo de Canela para uma entrevista...

Smart Cities Park encerra e anuncia duas edições em 2026

REGIÃO - A quarta edição do Smart Cities Park encerrou nesta quinta-feira (30), em Nova Petrópolis, consolidando-se como o maior evento de inovação, tecnologia...

Mutirão para limpeza da Cascata dos Narciso ocorre hoje

GRAMADO – Hoje, sábado (25), a partir das 8h, acontecerá um trabalho voluntário e coletivo, que tem como objetivo limpar e preservar um espaço...

Série Ouro tem líder isolado

CANELA - A bola rolou com intensidade e muitos gols na noite desta quinta-feira (23) pela 5ª rodada do Campeonato Municipal de Futsal –...
error: Conteúdo protegido