CANELA – Na sessão ordinária desta segunda-feira (14), o vereador Alfredo Schaffer (PSDB) foi eleito para ser o presidente do Poder Legislativo e conduzir e administrar os trabalhos do parlamento até o final deste ano. O motivo para realização de uma nova eleição é a prisão seguida de afastamento de Alberi Dias (MDB), investigado pela Polícia Civil na Operação Caritas.
Desde novembro, quando Alberi foi afastado do cargo de vereador, quem estava conduzindo interinamente as funções legislativas era a vereadora Emília Fulcher (Republicanos), que é vice-presidente da Mesa Diretora.
Emília tinha intenção de ser efetivada como presidente da Câmara e se colocou à disposição para esta eleição interna. Schaffer também se apresentou como alternativa, porém, Emília acabou recuando e permitiu que apenas a chapa de Alfredo fosse inscrita.
A votação foi direcionada a ocupação de dois cargos da Mesa Diretora, presidente e segundo-secretário. A primeira votação definiu José Vellinho Pinto (PDT) como segundo-secretário. Ele recebeu 11 votos favoráveis. A votação para definir o presidente ocorreu logo em seguida e Alfredo foi eleito por 10×1. Embora tenha retirado o nome do páreo, Emília votou contra.
NOVA MESA DIRETORA
PRESIDENTE – Alfredo Schaffer (PSDB)
VICE-PRESIDENTE – Emília Fulcher (Republicanos)
1º SECRETÁRIO – Jefferson de Oliveira (MDB)
2º SECRETÁRIO – José Vellinho Pinto (PDT)