Aos poucos as coisas voltam à normalidade. Os efeitos da pandemia ainda perdurarão por muito tempo, para alguns com efeitos mais graves do que para outros, mas esquecer ninguém vai. O importante mesmo, no entanto, é que possamos trabalhar. Assim, mesmo com resultados diversos daqueles desejados e que seriam possíveis em outros tempos, a cabeça funciona melhor.
Alvoroço
Esta semana o governo do Estado sinalizou a possibilidade de realizar eventos com até 2.500 pessoas. Logo, claro, o trade ouriçou. E não é à toa. Assim, feiras como a Zero Grau e o Festuris, podem ser viabilizadas. E, a Gramadotur imediatamente iniciou as articulações para ver se consegue atender as condicionantes e quem sabe ainda fazer alguma coisa. Quem sabe pelo menos o espetáculo do Lago Joaquina. Seria um pequeno alívio ao trade e até mesmo para a autarquia que poderia fazer um pequeno caixa para sua subsistência até março de 2021.
Decoração
O calendário do Natal Luz inicia dia 22 de outubro. Mas estes eventos poderiam iniciar mais adiante um pouco. Quem sabe em novembro, ou mesmo em dezembro. O que der. O presidente Rafael Almeida está dedicado, com toda a equipe, tentando o melhor. As condições exigidas pelo Estado são muitas, entre elas que as aulas estejam plenamente restabelecidas.
Seja como for
Ontem tentei conversar com o presidente da Gramadotur. Sei que ele e todos estão debruçados naquilo que é o melhor para todos. Mas fico devendo a informação oficial porque ele não conseguiu responder. O presidente do Conselho, Jorge Maldaner, respondeu e garantiu que tudo está sendo feito para recuperar o máximo. Aguardemos, portanto, para hoje, ou assim que der, uma definição para que o mercado se organize.
Intervalo da notícia
Essa primeira semana de campanha sempre é um pouco mais calma. Decididos os candidatos, eventuais resquícios das convenções precisam ser atenuados, depois vem a questão das estratégias conjuntas de cada grupo e a confecção do material. Alguns correm por conta e conseguem um pouco de luz, mas da segunda semana em diante a coisa equilibra.
Nestor com convid-19
O progressistas está com um prejuízo extra neste início de campanha. Nestor é centralizador, daquele que quer ver tudo pessoalmente e assim, também quando precisa se afastar a equipe fica sem rumo.
Bolsonaro mudou?
O presidente Bolsonaro foi jantar esta semana (terça-feira) na casa de um dos ministros do STF (Gilmar Mendes), para definirem quem será o sucessor de Celso De Mello que se aposenta no próximo dia 13. Decidiram todos juntos pelo desembargador Kassio Nunes Marques. A pergunta é: o que está acontecendo com Bolsonaro? Estaria encurralado com a ameaça de cassação pela sua conduta a favor até da derrubada do STF quando se juntava aos manifestantes que pediam isso? Ou mudou totalmente seus interesses pessoais com a melhorada nos índices de aprovação nas pesquisas, visando apenas a eleição de 2022? Sua postura sobre o Bolsa Família também já não é mais a mesma. Hoje só pensa em dar o peixe, de ensinar pescar já não se fala. O que eu admirava nele é que andava o mais próximo possível do que tinha prometido na campanha, mas se se afastar disso será igual a todos os outros.
GreNal
Sábado tem mais um confronto direto entre a dupla, às 17 horas. Com os dois classificados na Libertadores, esse jogo seria só mais um pelo longo campeonato brasileiro, com 38 jogos. Mas como é clássico, para tudo! E, neste campeonato tem a realidade recente do Inter em queda, precisando se recuperar e o fato de que o Grêmio vai parar na zona de rebaixamento se perder. Na copa do Brasil, embora estivessem no mesmo saco de sorteio, se escaparam de se enfrentar. O tricolor vai enfrentar o Juventude e o Inter o Atlético de Goiás nas oitavas de final. Mas como os dois aparentemente jogaram a toalha no Brasileirão, se quiserem ser campeão da Copa, terão de se enfrentar em algum momento.
Troféu Seleção JI
Reinventado, o troféu Seleção JI será entregue aos vencedores de Canela no próximo dia 17 em um dos palcos mais lindos da cidade, o Alpen Park. O vivente chega, dá uma voltinha de trenó, faz a foto, recebe o troféu e a cesta e já fica liberado para seguir aproveitando as demais atrações do complexo, uma delas a Montanha Russa. Os gramadenses recebem sua premiação no dia 24 de outubro, no Parque Mundo do Chocolate.