InícioCoronavírusSindtur sugere que os empreendimentos turísticos permaneçam fechados

Sindtur sugere que os empreendimentos turísticos permaneçam fechados

Tempo de leitura: < 1 minuto

REGIÃO – O Sindtur Serra Gaúcha se manifestou aos prefeitos de Gramado e Canela, João Alfredo Bertolucci e Constantino Orsolin, por meio de ofícios, informando a decisão da entidade em sugerir a não reabertura dos empreendimentos que representa do setor hoteleiro, gastronomia e parques da Região.

A decisão foi tomada pela maioria com base na consulta aos associados que entenderam que o decreto do Estado e Município deve ser acatado pois “não basta para o setor do turismo o mero desejo de exercer a sua atividade, é necessário que haja interesse do turista em se movimentar”.

A entidade entende que os empreendimentos de aluguel por temporada devem seguir o exemplo, cumprir o Decreto, e evitar locações neste período de confinamento.

 

Confira parte dos ofícios enviados para os dois prefeitos:

"…Não basta, portanto, para o setor do turismo, o mero desejo de exercer a sua atividade, é necessário que haja interesse do turista em se movimentar, em conhecer novos destinos ou retornar para aqueles já consagrados como é o caso dos destinos da nossa região, interesse que neste momento atual certamente inexiste, seja em razão da pandemia, pela falta de disponibilidade dos modais de transporte, ou mesmo pelo fato de que os empreendimentos e atrativos turísticos estão impossibilitados de operar.

Foi a partir deste cenário que o Sintur Serra Gaúcha consultou os seus associados especificamente se era oportuna a reabertura das atividades a partir de 4 de abril de 2020 para Canela e 6 de abril de 2020 para Gramado, tendo obtido a informação pela maioria de que não será, ainda, o momento do restabelecimento das atividades, seja em razão da preocupação de que ainda estamos em momento de combater a pandemia e que todos os esforços necessários ainda devem ser realizados para cumprir com tal desiderato, ou seja porque se entende que a mera determinação ou autorização para abertura não resolverá o problema imediato das empresas, pois o reaquecimento do setor do turismo ainda tardará a acontecer.

Existe, ainda, a preocupação em salvaguardar o nome dos municípios como destinos turísticos seguros, de forma que não se pode cogitar de que número alarmante de casos sejam confirmados na região, o que poderia ocorrer se o fluxo turístico estivesse mantido sem a tomada de qualquer medida de segurança.

A entidade deixa claro, entretanto, que se faz necessário o estabelecimento de estratégia que tenha por objetivo possibilitar a retomada gradativa das demais atividades econômicas e, no particular, oferece o seu apoio às demandas apresentadas pelas demais entidades que representam outros setores econômicos.

Em relação especificamente às atividades econômicas representadas pelo Sindtur Serra Gaúcha, reservamo-nos o direito de emitir novas considerações e posicionamentos e aguardamos oportunidade de fazê-lo oportunamente na medida em que os acontecimentos forem se sucedendo, mas já esclarece que o fará após o período da Páscoa.

Para finalizar, o sindicato lembra que já desde o início deste processo demonstrou a sua preocupação com a tomada de medidas de caráter econômico que tenham por objetivo auxiliar as empresas a superarem este momento difícil, mas lastima que até o presente momento os poderes públicos municipais da região de abrangência do sindicato ainda não tenham sinalizado com qualquer dar medidas que foram solicitadas".

O ofício do Sindtur foi assinado pelo presidente, Mauro Salles (foto).

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Trabalhadores dos Correios entram em greve contra retorno de gestor

Os trabalhadores do Centro de Distribuição dos Correios de Gramado e Canela (CDD hortênsias) estão em greve desde segunda-feira (18) em protesto contra o...

Dono de restaurante em Canela morre aos 47 anos após mal súbito

Gabriel Sarago Cattólica, 47 anos, faleceu neste sábado (9) após sofrer um mal súbito pela manhã, de acordo com a Brigada Militar. Ele era...

Trânsito é liberado na Estrada Velha após adiamento de obras da Corsan

O secretário de Obras, Tiago Procópio, confirmou à reportagem que a Rua Emílio Leobet, conhecida como Estrada Velha, está totalmente liberada para o tráfego...

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageia os 50 anos da Prawer Chocolates

Cerimônia enalteceu a trajetória da marca pioneira do chocolate artesanal no Brasil e contou com a presença de autoridades e colaboradores da empresa Na tarde...

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...
error: Conteúdo protegido