InícioCoronavírusSem poder estar com o público, espetáculo vai até as casas

Sem poder estar com o público, espetáculo vai até as casas

Tempo de leitura: < 1 minuto

Tiago Manique

[email protected]

 

CANELA – Neste período do ano, muitas atividades culturais estariam ocorrendo no município, se não fosse a chegada inesperada do coronavírus em que várias atividades tiverem que ser suspensas, evitando aglomerações. Uma das apresentações que estava agendada e tão esperada pelas crianças é o Tito, Um Coelho Atrapalhado coordenado pelos artistas e produtores Carla Reis e André Andrade, onde os ensaios já estavam ocorrendo e tudo teve que ser interrompido.

Não podendo subir no palco, os produtores reinventaram a peça teatral criando pequenos bonecos, onde as famílias podem solicitar o material por email e fazer o espetáculo em casa com as crianças.

 

"Tivemos que parar e passado uns dias surgiu a ideia, já que as crianças não podem ir assistir o Tito, que tal Tito e toda sua turma irem até as crianças? Foi quando surgiu a ideia de mandar os papertoys por email para que os pais possam montar os personagens com seus filhos e depois eles podem brincar, uma forma de passatempo com as crianças", descreveu.

 

O material chamado de papertoys foi criado pelo design gráfico Roger Martins para serem vendidos juntamente com os outros produtos do espetáculo (botons, garrafinhas e io-io). Quem quiser adquirir os papertoys da Turma do Tito pode enviar um email para [email protected]e irá receber o material para imprimir em casa em uma folha A4, cada um dos personagens, que são originais.

 

Primeiros a serem atingidos com a pandemia do coronavírus e provavelmente serão os últimos a retornarem ao trabalho, o setor cultural que depende diretamente do público para manter as suas atividades é outra esfera que está paralisada e sentindo os efeitos econômicos. Classe artística, produtores, diretores, profissionais técnicos, artistas em geral também estão sofrendo o impacto como outras frentes de atividades profissionais.

 

"Assim como eu, muitos colegas da região (Canela e Gramado) estão passando por dificuldades, pois as contas de aluguel, água, luz, entre outras não param. Na região nós já estávamos produzindo espetáculos para a programação da Páscoa, investimos para isso, além do Tito, em Canela eu estava produzindo e dirigindo “A Procissão do Encontro” que aconteceria na Sexta-Feira Santa, tive gastos financeiros, pois fazer um espetáculo a produção começa muito antes, apresentaria também o esquete A Origem da Páscoa pela Carla Reis Faces Produções, então a situação é bem delicada. Sinceramente não sei como será o futuro para nós, pequenos grupos e pequenas empresas", salientou.

 

Em Canela, conforme Carla, 200 artistas atualmente vivem da arte e o número de artistas cresce se for contabilizar a classe que tem outra atividade profissional paralelamente a arte e ela citou que neste momento é necessário se reinventar. "O artista sempre está em criatividade, mas os benefícios vem a longo prazo, alguns estão dando aula pela internet, outros fazendo cursos de teatro, aulas online, estamos tentando nos reinventar", explicou.

 

Muitas entidades pelo país, reivindicam junto aos governos municipais, estadual e federal apoio financeiro pela paralisação de várias profissões e a artista e produtora, relatou se esta movimentação está ocorrendo em Canela.

 

"Com relação a alguma mobilização no município, como estamos em quarentena creio que ninguém tenha se movimentado para liderar ainda que de forma virtual. Eventualmente recebemos abaixo assinado que levam até o governo estadual nossa preocupação e anseios por medidas que possam melhorar nossas condições de trabalho, nossa situação", relatou.

 

Sinopse do espetáculo Tito, um coelho atrapalhado

 

Tito é um coelho de muito bom coração e sonhador, mas um pouco distraído e atrapalhado e tem a missão de levar o ovo dourado, para a fábrica de seu pai. A Páscoa está chegando eprecisam começar a fabricar os ovos de chocolate. O Ovo Dourado tem a fórmula do chocolate puro, o chocolate dos chocolates, mas tem mais gente de olho nesse ovo, Gavi o gavião e Red a raposa e no meio do caminho o ovo desaparece misteriosamente.

 

Ele procura ajuda de seus amigos, Anabela, Pepito e Vagaroso para encontrar o ovo dourado e junto com seus amigos vão em busca de recuperar o ovo e salvar a Páscoa.

“Tito, um coelho atrapalhado” é um espetáculo infantil, musical e lúdico.

 

Direção e os personagens

 

O espetáculo tem a criação, roteiro e direção geral de André L. de Andrade (Angá Produtora) e criação, roteiro e direção artísitca de Carla Reis (Faces Produções) e assistente de direção de Paulo Brasil.

 

Tito – Paulo Brasil

Pepito – Pablo Tomazi

Vagaroso – João Paulo Lima

Gavi – Edson Bruno da Silva (Paçoca)

Red – Carla Reis

Anabela – Participação especial de Thaís Pacholek

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Trabalhadores dos Correios entram em greve contra retorno de gestor

Os trabalhadores do Centro de Distribuição dos Correios de Gramado e Canela (CDD hortênsias) estão em greve desde segunda-feira (18) em protesto contra o...

Dono de restaurante em Canela morre aos 47 anos após mal súbito

Gabriel Sarago Cattólica, 47 anos, faleceu neste sábado (9) após sofrer um mal súbito pela manhã, de acordo com a Brigada Militar. Ele era...

Trânsito é liberado na Estrada Velha após adiamento de obras da Corsan

O secretário de Obras, Tiago Procópio, confirmou à reportagem que a Rua Emílio Leobet, conhecida como Estrada Velha, está totalmente liberada para o tráfego...

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageia os 50 anos da Prawer Chocolates

Cerimônia enalteceu a trajetória da marca pioneira do chocolate artesanal no Brasil e contou com a presença de autoridades e colaboradores da empresa Na tarde...

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...
error: Conteúdo protegido