Empresa parceria, a Imunizadora Hoffmann prestou o mesmo serviço em Santa Maria e Porto Alegre (Foto Prefeitura de Santa Maria, Divulgação)
Com o objetivo de diminuir a disseminação do coronavírus, a Prefeitura de Caxias do Sul inicia na quarta-feira, 1º de abril, às 9h, a desinfecção de locais públicos na região central. A ação, que conta com parceria da iniciativa privada, terá início na Praça Dante Alighieri, seguindo pela Rua Sinimbu até a Estação (EPI) Imigrante, sanitizando todas as paradas de ônibus.
Outra equipe seguirá higienizando os terminais das ruas Pinheiro Machado, Dr. Montaury, Bento Gonçalves, Visconde de Pelotas e Marechal Floriano, dando atenção especial ao entorno do Hospital Pompeia e da Unidade de Pronto Atendimento Central, locais com alta circulação de pessoas. "Em um segundo momento faremos as demais praças e toda a região central da cidade", explica o diretor presidente do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE), Idair Moschen. A iniciativa ainda envolve as secretarias de Trânsito, Transporte e Mobilidade, Segurança Pública e Proteção Social, Saúde, Meio Ambiente e Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
A empresa parceira é a Hoffmann, de Igrejinha, representada na Serra pela Pulver Easy, de Caxias do Sul. As empresas farão a doação do serviço para a comunidade totalmente sem custo. Elas são responsáveis pelos veículos, equipamentos e mão de obra utilizados. As aplicações são feitas com a pulverização das substâncias quaternário de amônia e biguanida.
A previsão é que o trabalho se estenda por aproximadamente quatro horas. “Queremos atuar na causa do problema gerador do contágio da Covid-19, que é o acúmulo do vírus nos móveis urbanos, calçadas, praças e locais de maior circulação de pessoas. Com isso, esperamos fazer a desinfecção dos principais pontos de aglomeração de pessoas em Caxias do Sul”, afirma o diretor Diori Lovatto Ricaldi, da Pulver Easy. Ação semelhante foi realizada recentemente em Porto Alegre e Santa Maria.