Tiago Manique
REGIÃO – Seguindo a linha de competições como Gauchão, Copa do Brasil, Taça Libertadores da América, entre outras pelo Brasil e mundo, todos os campeonatos na região também foram paralisados e outros qua estavam por começar foram adiados.
No início desta semana, as medidas foram anunciadas pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Gramado (SMEL) e Departamento Municipal de Esporte e Lazer de Canela (DMEL). No município gramadense, aulas de projetos sociais, tais como ginástica nos bairros, câmbio, voleibol, ginástica artística, judô, amistosos nos campos públicos (Vila Olímpica e Ernestão) e demais esportes nos bairros, também estão inclusas.
Em andamento, dos campeonatos organizados pela SMEL estão o Futebol 1ª Divisão, Futsal 3ª Divisão e a final da Copa Scur dos Campeões de Futsal, esta última estava programada para hoje (20). Além disso, no final deste mês o Municipal de Canastra também estava na agenda para acontecer e segue também sem data para começar.
Na terça-feira (17) em entrevista ao programa Redação Esportes na Rádio Integração Digital, o secretário Municipal de Esportes e Lazer de Gramado, Jacó Schaumloeffel mencionou sobre as medidas adotadas.
"Ouvimos a recomendação das autoridades de saúde, optamos por estas decisões e os projetos esportivos por tempo indeterminado e faremos avaliações de forma semanal. Não é motivo de pânico é prevenção, não temos casos em Gramado a preocupação é com as pessoas, evitando aglomerações, pois neste momento é pensar na saúde da população", alertou.
Sobre as competições municipais, Jacó citou que todas que estão programadas vão ocorrer, mas claro sofrerão alterações por conta desta paralisação. "Não existe risco de não ocorrer o que vai acontecer é de algumas competições que eram distantes como primeira e segunda divisão ficarem próximas, mas o calendário será mantido", projetou. Ao todo, dos campeonatos em andamento, 400 atletas estvam envolvidos atualmente e dos projetos sociais entre crianças, adolescentes e melhor idade cerca de 800 pessoas.
Em Canela, por tempo indeterminado as rodadas dos Campeonatos de Futebol Segunda Divisão que já teve seu início no sábado (14), e os Futsal Segunda Divisão, Veterano e Sênior onde a bola iria rolar nesta semana, além do Municipal da Canastra não puderam iniciar. Dilo Daros, diretor do DMEL de Canela, também se manifestou.
Na quarta-feira (18) durante participação no programa Redação Esportes na Rádio Integração Digital, falou desta situação e assim como o colega gramadense, tratou de priorizar as dicas para os desportistas e comunidade regional, mas falou também do calendário esportivo.
"Sobre calendário é cedo para falar, vai depender do dia que retomar as competições, mas e se tiver que passar para outro anos não terá problema as equipes foram receptivas nas decisões estamos vivenciando um caso mundial de pandemia, pode ter certez que além do epsorte, infelixmente muitas outras áreas vão paralisar e o nosso foco hoje não é o epsorte e sim a saúde do nosso cidadão de tomar os cuidados, mas claro sempre mantendo a ordem e sem pânico", mencionou. Entre pessoas envolvidas nestes campeonatos municipais de Canela programados para inciar, são cerca de 920 atletas.