Leonardo Santos
CANELA – Depois da pandemia de Covid-19, e as recomendações dos órgãos de saúde para que a população fique em casa, as . ‘
-pessoas estão passando mais tempo em frente aos videogames e computadores. A interação com diversas pessoas detodos 0os lugares do mundo tem acontecido dentro dos games. Com aproximadamente um mês de quarentena, a Steam, principal plataformade jogos, tem contabilizado um aumento enorme de jogadores online e,só no mês de março, chegou a marcar20,3 milhões de usuários logo na primeira semana de isolamento.
Na manhã de ontem (16), chegou a ter 23 milhões de pessoasonline simultaneamente. O pico de jogadores marcou mais de 24 milhões (24.037.669)na última semana, novo recorde da Steam. Os cinco jogos preferidosna plataforma são CS: Global Offensive, seguido deDota II, Playerunknow´sBattlegrounds, Rainbow Six Siege, e GTA V.
A reportagem do Jornal Integração conversou com pessoas que durante o isolamento fizeram da sua rotina o videogame e as chamadas ‘calls’, que consistem em uma sala de chamada, onde os jogadores conversam e discutem estratégias de jogo. Um dos jogadoresque implantaram ainda mais em seu dia a dia o uso das plataformas digitais foiFilipe Ramos. O rapaz de 20 anos conta que desde pequeno,sem um irmão da sua idade para brincar, fez da sua infância o videogame. Ramos diz que seus jogos preferidos são os de futebol, como Fifa, Pes e o quase extinto Bomba Patch, que jogou nos consoles de Playstation 2, 3 e 4.
Hoje, com o avanço da tecnologia, ele joga online contra pessoas do mundo todo. “Quando eu comprei o Play 4 comecei a jogar o FIFA online. Nesta quarentena ter esta distração foi muito importante pra mim, por poder ficar perto dos meus amigos. Nós jogamos várias partidas em dupla, só ganhar que não é muito o nosso forte, mas o que vale é a azaração e poder estar com eles”, brincou. O jogo citado por Ramos tem uma média nesta quarentena de 40 mil pessoas jogando simultaneamente no modo Temporadas Online, que consiste em um campeonato de divisões disputado de forma amistosa entre jogadores de todo o mundo. Antes do isolamento, o jogo tinha uma média de 13 mil pessoas online neste modo.
Canelense, mas morador de Florianópolis, Alysson Rios é outro que ‘aproveita’ a quarentena jogando. Ele conta que durante o isolamento é difícil não enlouquecer com a falta de informações sobre a pandemia e que jogar tem auxiliado no processo. “Acaba que nós mesmos buscamos respostas e isso consome. Jogar tem me ajudado a não pirar, além de o tempo passar mais rápido, consigo ter uma interação com outras pessoas que estão na mesma situação”, destaca.
O jogo preferido do rapaz de 19 anos é o Playerunknown´sBattlegrounds. O jogo de tiro reúne até 100 pessoas em uma partida, na qual o objetivo é ser o último sobrevivente em uma ilha deserta cheia de armas. “É o jogo que eu mais curto, modo batalha real. Passo muita raiva pelos defeitos dele, mas ele tem suas qualidades, sendo a principal me aproximar de quem está longe”, sublinhou ele. O PUBG pode ser jogado nos consoles de PS4 e XBOX e também no computador.