GRAMADO – O boletim epidemiológico do Centro de Operações de Emergências (COE) Gramado desta segunda-feira, dia 6, registra um caso suspeito de Covid-19, no município. Mas o que está colocando em alerta o COE é o crescimento de casos de pacientes com síndromes gripais: de 72 casos na segunda passada (30) para 109 nesta segunda-feira (6). São 37 registros novos em sete dias.
A síndrome gripal se caracteriza por um conjunto de sinais e sintomas respiratórios que podem ser causados por diferentes vírus, como, por exemplo, pelo H1N1, H3N2, sincicial e também pelo SARS-COV-2 (que causa a Covid-19).
Segundo o COE Gramado, em decorrência da pandemia de Covid-19, há um monitoramento mais aprofundado dos casos de síndromes gripais para que seja prestado atendimento oportuno aos pacientes com quadro respiratório agravado, sobretudo por outras doenças (comorbidades) ou envelhecimento. O acompanhamento dos casos de síndrome gripal e o isolamento dos pacientes e seus contatos domiciliares são medidas de cuidado que auxiliam na identificação e assistência adequada, em especial para aqueles com má evolução.