InícioCoronavírusFiscalização interdita oito bares em uma noite, em Caxias

Fiscalização interdita oito bares em uma noite, em Caxias

Tempo de leitura: < 1 minuto

Comércio não caracterizado como essencial funcionava, na terça, em pleno dia, no Centro (Foto SMU, Divulgação)

A Fiscalização da Secretaria do Urbanismo, com o apoio da Brigada Militar, interditou na noite da terça-feira, 31, oito bares em diferentes pontos de Caxias do Sul. A ação foi preventiva e também seguindo denúncias que chegaram da comunidade via Alô Caxias.

Durante o dia, a fiscalização, após denúncias, fechou espaços comerciais na área central. Estes estabelecimentos não se enquadram em serviços essenciais à população, conforme decretos de combate ao coronavírus.

Desde o início do decreto de fechamento de estabelecimentos, em 18 de março, a fiscalização realizou mais de 2,5 mil vistorias. Destes, 60% foram advertidos e um, multado.

Até às 16h de quarta, 1º, a cidade seguia com 16 casos confirmados e, destes, nove curados. Há notificação de 67 suspeitos e 82 descartados. Do total, um positivo e seis suspeitos estão internados em unidades de tratamento intensivo. Ainda há nove suspeitos hospitalizados. O resultado do exame do idoso de 74 anos que estava internado no Hospital Geral e faleceu na terça, atestou negativo para Covid-19.

Desinfecção deverá ser feita diariamente

Paradas de ônibus receberam atenção especial das equipes (Foto Andréia Copini, Divulgação)

As equipes do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto e da Secretaria do Meio Ambiente, que trabalharam na desinfecção da área central de Caxias do Sul, na terça à noite, para auxiliar no combate ao coronavírus, usaram 11 mil litros de água misturada com peróxido de hidrogênio. Segundo a engenheira química e responsável técnica do sistema de tratamento de esgoto da cidade, Liseane Peluso Rech, a ideia é fazer a sanitização diariamente, em diferentes pontos da cidade. "Fizemos um teste e faremos algumas adequações no processo para dar sequência no trabalho. Optamos em não utilizar produtos clorados, principalmente por questões ambientais, pois eles podem formar subprodutos com outras substâncias que encontram pelo caminho e, dessa forma, se tornam prejudiciais à saúde", explica.

O trabalho voltou a ser feito na quarta, em parceria com a iniciativa privada. Foi dada atenção à Praça Dante Alighieri, seguindo pela Sinimbu até a Estação (EPI) Imigrante, sanitizando todas as paradas de ônibus. Após, a equipe retornou pela Pinheiro Machado, desinfectou o entorno da UPA Central e os arredores do Hospital Pompeia, concluindo na Estação (EPI) Floresta.

O diretor da Imunizadora Hoffmann, José Hoffmann, explica que a empresa está fazendo esse trabalho voluntário nas maiores cidades do estado. "Escolhemos Caxias do Sul porque, além de ser a segunda maior em população, também é a segunda com mais casos de coronavírus. Estamos preocupados em fazer esse trabalho comunitário para o município. Se todos nos unirmos contra o coronavírus, tenho certeza que logo venceremos essa praga". Também participou a Pulver Easy, de Caxias do Sul. Nessa ação foi utilizado quaternário de amônia e biguanida.

Em Vila Oliva, a iniciativa foi da equipe da subprefeitura, que higienizou as ruas do distrito, a praça, a igreja e o centro comunitário. Baseado em casos vistos na Espanha e em Bento Gonçalves, o processo foi feito a partir de um trator puxando um pulverizador, que espalhou a solução com água e água sanitária. A próxima limpeza está programada para sábado, 4.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Festa do Figo de Nova Petrópolis define programação e recebe aporte municipal

GRAMADO - O Poder Público Municipal e a Associação Cultural e Esportiva Linha Brasil firmaram termo de fomento nesta quinta-feira, 18 de dezembro, no...

Gazeta Funerária: Curta metragem gramadense será exibido em duas sessões na próxima semana

GRAMADO - As relações pós-vida são o tema do curta-metragem Gazeta Funerária, produzido pela proponente Naiana Amorim e Melancia Filmes, produtora audiovisual de Gramado....

Redes municipais e estaduais definem encerramento do ano letivo na região

João Pedro Boch [email protected] REGIÃO - As redes municipais de Gramado e Canela, além das escolas estaduais, já definiram as datas de encerramento do ano letivo,...

Economistas da Fiergs e Farsul alertam para desequilíbrio fiscal e desaceleração econômica

REGIÃO - A RA (Reunião-Almoço) da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), de segunda-feira (3), reuniu no mesmo...

Novo momento

CANELA - Na tarde desta sexta-feira, 31 de outubro, a reportagem do Jornal Integração esteve na Secretaria de Turismo de Canela para uma entrevista...
error: Conteúdo protegido