Perto de 300 voluntárias trabalham na confecção dos itens entregues à população (Foto Divulgação)
Dentre as ações de combate ao coronavírus, a Prefeitura de Bento Gonçalves realiza uma força tarefa, com ajuda de voluntários, para a confecção de máscaras caseiras que estão sendo distribuídas à comunidade e produção de equipamentos de proteção individual (EPI’s) para profissionais de saúde. Até o momento, cerca de 60 mil máscaras foram entregues.
A confecção de EPI's é coordenada pela coordenadora do setor de saúde bucal da Secretaria de Saúde, Giovana De Bacco, e conta com 255 costureiras voluntárias. O material foi doado por uma rede de parceiros. Desde o dia 23 de março, foram costuradas 57.790 máscaras e 5.787 aventais para as equipes de saúde do município. Mais de 95% dos itens já foram entregues.
Com relação às máscaras caseiras destinadas à comunidade, 2.150 unidades foram entregues em barreiras sanitárias e blitzes orientativas da Secretaria de Segurança, para usuários do Sistema Único de Assistência Social, garis e imigrantes haitianos, entre outros. As responsáveis pela confecção são 23 costureiras voluntárias, das quais cinco apenadas do regime fechado da Penitenciária Estadual. Servidores das secretarias de Esportes e Desenvolvimento Social, por meio do Programa Acessuas Trabalho, e de Educação e Turismo também auxiliam na produção.
Sem novos casos em Garibaldi
Depois de uma alta representativa, o número de casos confirmados estabilizou, na quarta, 29, em Garibaldi. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, há 14 casos positivos. Destes, três estão curados; um segue internado em unidade de tratamento intensivo em Canoas e outro em leito normal no hospital da cidade; sete estão em isolamento domiciliar e um faleceu. Sobre o 14º paciente, a secretaria não informações, pois a coleta do material foi feita em laboratório particular.