ENTREVISTA PUBLICADA NO JI EM 24.04.2020
Quem é ela?
Susiane Riffel
Fisioterapeuta, proprietária de duas clínicas, uma localizada no Bairro Planalto e a outra localizada na Várzea Grande.
Como se define?
“Sou um ser em evolução!” Uma pessoa determinada e dedicada a tudo que me proponho a fazer, estou constante mudança e aprendizado buscando sempre ser uma pessoa melhor, e também sempre buscando excelência na profissão.
Rotina:
Bem, nossa rotina aqui em casa mudou muito. Primeiramente, nossos horáriosde trabalho, fico em casa pela manhã com as crianças e isso está me oportunizando passar mais tempo com meus filhos! E a tarde vou para a clínica e meu esposo fica com eles, pois estão sem frequentar a escola.
Além disso, estamos evitando ao máximo receber visitas, além de uso de máscaras sempre que precisamos sair. E cuidado redobrado com a higiene pessoal, principalmente ao retornar da rua.
Quanto à clínica, voltamos a atender utilizando EPI, como jaleco e máscara, os atendimentos são apenas individuais e com duração de 50 minutos para que não haja aglomeração de pessoas dentro da clínica. Sempre utilizamos lençol descartável sobre a maca e, além disso, agora estamos higienizando a cada troca de pacientes nossos equipamentos com álcool à 70% e disponibilizando o álcool gel para os alunos.
RELATO PESSOAL:
Susi, é natural de Saudades/SC Nasceu em 21 de Agosto de 1986.
É filha deAloisio Riffele de Maria Marlene LehnenRiffele tem apenas um irmão, Douglas Riffel.
Sua trajetória escolar iniciou na Escola Pedro Zucolotto, no Bairro Três Pinheiros de Gramado, local onde sempre viveu com seus pais.Depois seguiu seus estudos no colégioCaramuru na Várzea Grande, daí o desejo de ter um empreendimento lá, econcluiu o ensino médio no Colégio Estadual Santos Dumont,dando seqüência aos estudoscursou Fisioterapia pela Universidade Feevale em Novo Hamburgo/RS, se formou no ano de 2009.
Susimora em Gramado,é casada com Wagner Luís Fernandes dos Santos e eles tem dois filhos: João Pedro de cinco anos e Davi Luís de um ano e 10 meses.
Seu sonho de menina e o que marcou sua infância?
Tive uma infância muito feliz e sempre fui muito espoleta, quando criança adorava correr e brincar, e estava sempre junto do meu irmão. Sonhava em ser jogadora de futebol ou bancária, pois sempre adorei matemática. Como sempre fui muito ativa, meus professores acham que seria uma Educadora Física.
Sempre tive um lar feliz, pais trabalhadores e presentes em minha vida! Eles estavam empenhados em nos educar e nos ensinar a sermos corretos. Começamos a trabalhar cedo, aos 12 anos fazia extras com meu pai no Café Colonial Bela Vista, lavando copos.
Sempre tivemos que trabalhar muito, mas isso sempre foi um motivo de orgulho em minha vida!!
Acho que deu certo!!!
RELATO PROFISSIONAL:
Quando e como você descobriu que tinha vocação para ser uma profissional desta área?
Aos 15 anos quando estava cursando o ensino médio comecei a trabalhar com a Dra. Magali Knorst. Foi trabalhando como sua secretária que vi que gostaria de ser uma profissional da área da Saúde e poder ajudar a promover a melhora na vida das pessoas.
Ela sempre foi uma grande inspiração como profissional, estudiosa, dedicada e empenhada a oferecer o melhor aos seus clientes. Ela nunca parou de estudar, e estuda até hoje, ela sempre nos dizia que primeiro deveríamos investir nos estudos e o restante viria por consequência. E ela tinha razão!!!
Foi quando decidi fazer o vestibular para Fisioterapia!!
Mas para poder pagar a faculdade cheguei a trabalhar em três lugares, durante a semana trabalhava com a Magali no turno da tarde, pois o curso de Fisioterapia era Diurno. Nos finais de semana fazia extras em restaurantes, pela manhã num e a noite no Moscerino, restaurante do Muskito (Luís Carlos Moschen), um grande homem e me ensinou muito.
O início de tudo
Quando estava no ultimo ano da Universidade recebi o convite do Rodrigo Kilpp, esposo da Magali, para ser instrutora de Pilates no estúdio que ele estava montando. Trabalhamos juntos por 5 anos, quando decidi montar meu próprio negócio!
Formei-me em 2009, em Fisioterapia pela Universidade Feevale, e atuei exclusivamente com Pilates durante 2 anos. Em 2011 fiz uma nova formação, desta vez, do Método Reeducação Postural Global no instituto Philippe Souchard em SP.
Em 2013, montei minha primeira unidade de atendimento,no Bairro Planalto em Gramado. Em meu consultório oferecia os serviços de Pilates e Reeducação Postural Global, aos poucos o negócio foi crescendo e fui precisando contratar pessoas para me ajudar.
Em 2014, decidi que queria ser mãe e engravidei do meu primeiro filho, neste período precisei aumentar minha equipe, para preparar o espaço para minha ausência, e assim a equipe aumentou mais uma vez.
Em 2016 fiz uma nova formação no método Pilates, conhecendo o conceito de Pilates Clássico, aí mudamos o formato do nosso atendimento e a clínica foi ampliada.
Em 2018, nasceu meu segundo filho, Davi Luís e neste mesmo ano minha segunda unidade no Bairro Várzea Grande!
Os seus maiores desafios:
Bem, os maiores desafios que encontro é de conciliar a vida profissional e a maternidade. Como mencionei anteriormente, sou uma pessoa que gosta de desafios, e isso me impulsiona a crescer, é meu combustível para seguir em frente.
Porém com a chegada dos meus filhos, algumas mudanças na vida profissional foram necessárias para que eu pudesse me dedicar à maternidade. Meus filhos e meu esposo são meus tesouros, e preciso que eles estejam bem para que eu possa fazer aquilo que amo de forma plena.
Já na vida profissional meu maior desafio é manter a qualidade de nossos serviços, uma vez que não atuo sozinha, e sim tenho uma equipe. Minha equipe precisa me representar, estar preparada e treinada para oferecer aos nossos clientes um excelente atendimento. Penso que a clínica deve ser um ambiente agradável de trabalho e, além disso, proporcionar a troca e também o desenvolvimento de cada profissional respeitando suas individualidades!
A responsabilidade:
Nossa maior responsabilidade é promover qualidade de vida e saúde aos nossos clientes. Oferecendo sempre um trabalho honesto e de excelência, buscando estar sempre atualizados e desta forma atingir os resultados e objetivos daqueles que buscam pelo nosso serviço. A Clínica SusianeRiffeldeve ser um espaço de crescimento, trocas e desenvolvimento profissional a todos que passam por aqui.
Como você consegue conciliar a vida pessoal com a profissional?
Para que possamos ter equilíbrio, entre a vida profissional e pessoal, penso que primeiro minha família deve estar bem. E para isso tenho uma grande rede de apoio, pessoas e profissionais de minha confiança que cuidam dos meus filhos com amor, carinho e respeito!!! Não posso deixar de agradecer primeiramente ao meu esposo, Wagner, um pai amoroso e dedicado que me auxilia demais nas tarefas do lar e com nossos filhos.
Também conto com a ajuda de meus pais, que buscam meus filhos na escolinha no final do dia e, além disso, dão para eles muito amor e carinho! Além dos profissionais de Escola Canguru que são excelentes e muito amorosos com nossos pequenos.
Quando meus filhos estão bem, eu também fico bem, e desta forma consigo realizar minhas tarefas do trabalho de forma plena, podendo me dedicar a fazer aquilo que amo tanto, a Fisioterapia.
Suas maiores conquistas:
Durante minha trajetória de vida tive muitas conquistas, mas sempre pude contar com a ajuda de muitas pessoas boas em meu caminho, e sem elas talvez não tivesse realizado meus sonhos.
Minha mãe com seu trabalho digno de faxineira e meu pai comerciante me incentivaram a continuar meus estudos e investiram neste sonho junto comigo. Me formar em Fisioterapia foi minha primeira e, talvez, maior conquista!!
Depois o sonho de casar, de ter uma casa própria e construir uma família, estas conquistas tive ao lado do meu companheiro!! Que continua a me incentivar profissionalmente, e junto dele fui construindo meu próprio negócio e meu trabalho foi crescendo.
Mas continuamos a sonhar e planejar nosso futuro juntos e assim realizar novas consquistas!!!
Sua mensagem:
Na vida tudo é possível,não existem limites para nossos sonhos e que podemos realizar todos eles. Por isso, sonhe grande, voe alto!!!!
Respeite e valorize as pessoas que estão próximos de você, não realizamos nossas conquistas sozinhos, com certeza temos muitas pessoas boas a nossa volta, nossos pais, familiares, colaboradores, vizinhos, amigos. Pois o mundo é muito dinâmico, hoje podemos estar ajudando e talvez amanhã necessitar de ajuda. Que possamos plantar coisas boas, bons sentimentos em qualquer lugar que estivermos e deixar no próximo sempre um sentimento bom a nosso respeito, uma saudade!!
Faça o seu melhor sempre!!! Viva e seja feliz!!!