ENTREVISTA PUBLICADA NO JI EM 18.06.2021
Quem é ela?
Rita Valentini Berti
Diretora da Villa Bertti
Como se define?
Uma mulher abençoada por Deus.
Feliz, realizada e grata por tudo que conquistei até hoje mas principalmente por quem me tornei, e isso me faz sonhar ainda mais e crer sempre que o melhor esta por vir.
RELATO PESSOAL:
RITA é natural de Canela. Nasceu em 19 de outubro de 1981. É filha de Francisco Valentini e de Ines Mary Valentini e tem 1 irmã: Denise Valentini.
Sua trajetória escolar iniciou na Escola Cenecista Visconde de Maua,onde concluiu o ensino médio e dando seqüência aos estudos cursou Turismo e Hotelaria pela UCS de Caxias do Sul.
Rita mora em Gramado, trabalha na Villa Bertti, é casada com Cristiano Berti e eles têm 3 filhos: Lorenzo de 10 anos, Enrico de 7, e Vicenzo de 5.
Seu sonho de menina e o que marcou sua infância?
Meu sonho de menina e adolescente sempre foi casar e ter filhos, construir uma grande família. Deus realizou esse meu sonho e além da minha expectativa, pois Deus sempre surpreende!
As minhas melhores memórias de infância são do tempo de qualidade em família. Nossas férias, viagens, foram momentos marcantes, pois sempre amei estar junto das pessoas mais importantes da minha vida, isso aprendi com meus pais que são minha inspiração.
Nossa família é o bem mais precioso e precisamos curtir ao máximo.
RELATO PESSOAL:
Vocação Profissional:
Quando e como você descobriu que tinha vocação para ser uma líder?
Descobri que tinha vocação de ser líder de verdade quando meus filhos nasceram. Creio que quando nascem os filhos, Deus faz despertar algo sobrenatural dentro de nós para cumprir esse maravilhoso papel de ser mãe. Com isso nasceu também uma líder, pois acredito muito na liderança através do exemplo, por inspiração e não por imposição. E nada melhor que os filhos, que a nossa família, para apreendermos e exercermos a liderança de forma verdadeira, pois esse é o maior legado que deixaremos, ter a graça de educar e formar filhos fortes emocionalmente e espiritualmente com o nosso exemplo.
O início de tudo:
Minha jornada profissional começou no antigo Hotel Cavalo Branco, hotel que era da minha família, mas trabalhar mesmo comecei quando casei, (o Cristiano me enganou rsrsrs), logo que casamos iniciei na Villa Bertti, em 2006, sempre fomos muito parceiros nos novos projetos, tão parceiros que realmente quando amamos o que fazemos não é trabalho, é prazer, e juntos aprendemos a enfrentar os desafios e superá-los, para nós viver juntos 24h por dia é o que potencializa tudo na nossa vida.
Hoje além dos projetos para a Villa temos vivido nosso maior proposito que é falar sobre fé e família, o que para nós é a verdadeira base de tudo e base para todo o sucesso!
Os seus maiores desafios:
A cada nova fase novos desafios. Se os desafios forem os mesmos de sempre, mesmos problemas, é sinal que paramos no tempo, algo que realmente tenho pavor é a tal da zona de conforto, inquieta de plantão preciso sempre realizar algo novo.
Como nossos filhos ainda são crianças entendo a minha responsabilidade como mãe e prioridade, é o tempo precioso e único de preparar eles para enfrentar o mundo, formando caráter, ensinando princípios e valores, ensinando sobre fé e a serem amigos de Deus, isso tenho certeza que é a base para eles crescerem em força e sabedoria.
Além disso, que já é um grande e o mais lindo desafio tenho outros projetos a lançar em breve, a expansão da Villa Bertti e outros projetos maravilhosos que são direcionados ao chamado de Deus, com base na fé e na família.
A responsabilidade:
A minha maior responsabilidade é deixar um legado não para as pessoas mas sim nas pessoas. Para mim esta bem claro o sentido da vida, em primeiro lugar amar e servir a Deus, servindo e fazendo com excelência todas as coisas, começando pela minha família, depois equipe, clientes, e por aí vai. Desde casa até o trabalho, nosso sucesso está em ser solução, inspiração e criar experiências incríveis.
Enfim, como filha de Deus quero ser e fazer a diferença onde quer que eu esteja.
Como você consegue conciliar a vida pessoal com a profissional?
Definindo prioridades e organizando o tempo é possível se viver uma vida maravilhosa, profissionalmente fazendo o que se ama e cuidando do que é mais importante que é a família.
Como trabalho com o Cris, meu marido, pra nós fica mais fácil, aprendemos juntos, sonhamos, nos desafiamos, realizamos e nos divertimos juntos, para nós isso é perfeito. Quando abandonamos a desculpa da falta de tempo e nos organizamos a gente descobre que aquilo que realmente é importante vai ser bem cuidado, e assim é com nossos projetos, filhos e casamento.
Suas maiores conquistas:
O que mais vale da vida é quem nos TORNAMOS em quanto realizamos nossos sonhos. Quando olho para a minha vida o que mais me realiza é que a cada dia me torno uma pessoa melhor, com mais fé, mais coragem, acreditando mais na vida, nas pessoas e aproveitando o máximo a cada fase do que é mais precioso pra mim, do que mais me faz feliz, Deus e a minha família.
Sua mensagem:
Creio que as maiores transformações da nossa vida sempre vão acontecer de dentro para fora, primeiro em nós, depois em nossa casa e depois através do nosso trabalho, enfim….
Como diz Gandhi: Seja a mudança que quer ver no mundo.
Aprendi que antes de viver a vida que sonhei precisei me transformar e me tornar a pessoa que deveria ser. (Processo continuo) Sempre quis mudança mas nem sempre quis mudar, até que um dia me encontrei com o único que pode mudar a nossa vida de dentro para fora, Jesus, especialista em mudar nosso coração e mentalidade, me fez enxergar além das circunstancias, voltar a sonhar e a realizar, para resumir, descobri que tudo que eu precisava para ser feliz estava disponível para mim começando por Deus e tudo o mais que eu precisava era questão de querer, querer de verdade, lutar por, até conseguir. A mensagem que eu deixo é: Desistir jamais, fracassos acontecem durante a vida, deles e do passado tiramos os aprendizados, mas é preciso sempre viver o presente e sonhar com um futuro maravilhoso, para quem não desiste e faz sua base em Deus nada é impossível.