ENTREVISTA PUBLICADA NO JI EM26.06.2020
Quem é ela?
Bianca Bauer Monks
Sócia-Proprietáriado Laboratório Diagnostica
Como se define?
Uma pessoa dinâmica e pró-ativa, sempre em busca de novas oportunidades e desafios.
RELATO PESSOAL:
Bianca é natural de Pelotas-RS. Nasceu em 24 de julho de 1980. É filha de Eduardo Lucas Monkse de Angela Maria Saalfeld Bauer e tem 2 irmãos:
Ítala e Rafael.
Sua trajetória escolar iniciou na escola Assis Brasil. Depois seguiu seus estudos no colégio Gonzaga, onde concluiu o ensino médio e,dando seqüência,cursouFarmácia e Bioquímica pela faculdade dePelotas – UCPEL.
Biancamora emDois Irmãos,é casada comDiogo Moellere eles têm 3 filhos:
Anelise de 10 anos, Bernardo de 7, eCarolina com 4 anos.
Seu sonho de menina e o que marcou sua infância?
Cresci vendo meus pais trabalharem o dia todo e sempre incentivando eu e meus irmãos a estudarmos. Meus pais que sempre foram muito presentes, até hoje são, mesmo que tenham se separado quando eu tinha 13 anos, momento que marca a vida de qualquer criança, e deixa um antes e depois. Depois disso, lembro de sempre querer e de fato estudar bastante, sempre fui muito dedicada aos estudos e meu sonho de criança e adolescente era ser professora, tanto é que durante a faculdade de farmácia e bioquímica fiz Licenciatura e depois iniciei mestrado na UFGRS em Porto Alegre, na faculdade de Medicina, mas ao longo dessa jornada descobri o que realmente queria para minha vida, e mudei, passando a me dedicar ao empreendedorismo. Meus sonhos nunca foram exorbitantes, mas sempre quis o melhor para minha vida, ter uma família estruturada e ser um exemplo de vida para as outras pessoas.
RELATO PROFISSIONAL:
Quando e como você descobriu que tinha vocação para ser uma líder, ou uma profissional desta área?
Nos primeiros meses de estudo de Mestrado, percebi que minha vocação não era a docência, mas sim algo mais arrojado, dinâmico e desafiador, que é o empreendedorismo, e assim, após três meses, iniciei minha verdadeira trajetória na área da saúde. Deixei o mestrado para trás e focamos na criação da nossa empresa. Meses depois inauguramos nossa primeira unidade de atendimento do Laboratório Diagnostica, na cidade de Dois Irmãos, na época eu e meu marido, que também é farmacêutico e bioquímico e estudou comigo, tínhamos 23 anos, mas sabíamos claramente onde queríamos chegar. Hoje vejo que tive a sorte de encontrar no caminho um parceiro para vida, onde juntos sonhamos tudo que construímos.
O início de tudo
A inauguração da nossa primeira unidade em Dois Irmãos aconteceu de forma muito planejada e com um trabalho técnico totalmente inovador, conseguimos conquistar um espaço de destaque no munícipio e então expandimos nossa empresa para as cidades de Morro Reuter, Santa Maria do Herval, Gramado e Canela, sucessivamente. Quando começamos tínhamos uma funcionária e fazíamos todos os plantões para os hospitais, os quais atendemos 24 horas até hoje. Foram anos de muita dedicação, trabalho e também muitas abdicações, mas que hoje nos fazem ter certeza que tudo valeu a pena.
Fiz pós-graduação em Gestão de Serviços de Saúde e atualmente atuo na área administrativa da nossa rede, que está estruturada com gerentes de unidades que fazem toda a supervisão local e na matriz disponibilizamos atendimento 24h horas para os hospitais da região, com plantão de biomédicos em horário integral. Porém, com o decorrer do tempo nossa equipe foi crescendo e atualmente contamos com 21colaboradores distribuídos entre as unidades.
Os seus maiores desafios:
Sempre sonhei em ter uma família, e minha vida, basicamente, se resumiu a estudar e lutar por aquilo que acreditava ser o melhor para mim, e isso teve um preço, quando cheguei aos meus 30 anos, estava casada, feliz, mas faltavam os filhos para completar nossa família. Então iniciei um longo e doloroso período de tratamentos invasivos, inclusive quatro fertilizações,todos sem sucesso, que me obrigaram a me afastar parcialmenteda empresa para focar na minha vida pessoal. E então a notícia de que não poderia ter filhos. O sentimento de impotência causa muita dor, aqueles que passaram por isso sabem do que estou falando..Mas tudo tem seu tempo, hoje tenho certeza disso, pois conheci minha filha mais velha, do coração, na épocacom dois anos, em um abrigo ao realizar uma coleta. Minha vida mudou a partir daquele dia, e como explicar que no mesmo mês que recebemos ela em nossa casa o mano Bernardo estava a caminho, de forma natural. E que depois viria mais uma pequena para completar nossa linda família!A vida realmente nos prega peças e Deus sabe o momento certo para tudo.
Profissionalmente, os desafios são muito grandes,pois a manutenção do serviço de atendimento 24 horas é complexo e requer atenção integral dos supervisores e de nós proprietários, além de precisamos estar sempre conectados ao mercado, atualizados e alinhados com as inovaçõesna área de análises clínicas, para disponibilizarmos aos nossos pacientes as melhores tecnologias. Isso não é tarefa fácil, pois a todo momento novos exames e equipamentos são lançados, visto que a área da saúde é sempre uma surpresa, agora temos a maior delas, o COVID-19, que nos exigiu muito estudo e a implementação de novas rotinas, assim como a aquisição de equipamentos.Acredito que esse está sendo o maior desafio para todos nós.
A responsabilidade:
Como sócia-proprietária da empresa, participo efetivamente de todas as tomadas de decisão e atuo na área de marketing e recursos humanos, além de dedicar parte do meu tempo para ações sociais que promovam e levem aos mais necessitados nossos serviços e conhecimentos farmacêuticos, como realizamos em fevereiro deste ano na África, junto a uma ONG .
Como você consegue conciliar a vida pessoal com a profissional?
Hoje conciliar a vida pessoal com a profissional é um verdadeiro desafio para qualquer mulher, pois queremos estar presentes em todas as fases e questões relacionadas aos nossos filhos e ao mesmo tempo, precisamos manter nosso foco nas inúmeras atividades empresariais, isso requer muita organização, equilíbrio e sabedoria. Hoje posso dizer, que consigo conciliar família e trabalho de forma que posso estar e participar efetivamente da vida dos meus filhos e exercer minhas funções na empresa com excelência. Essa organização, ainda me possibilitou determinado tempo para os trabalhos sociais.
Suas maiores conquistas:
O reconhecimento na área da saúde por anos de trabalho e dedicação, nos mostram que a nossa rede de laboratórios foi uma grande conquista. Ser lembrado e sermos referência na região, nos estimula cada vez mais, a buscarmos o melhor para nossos pacientes. Isso é um trabalho contínuo e muito prazeroso para quem ama o que faz. E saber que ainda posso dedicar uma parte da minha vida aos vulneráveis, é uma grande vitória pessoal.
Mas não poderia de deixar de falar da minha família, tão desejada, tão amada, meu marido e meus três filhos, que são os motivos para tudo isso, essa acho que é minha maior conquista.