Com o recesso, a Câmara só retorna a partir do dia primeiro, já com os novos vereadores. Os “antigos” já se despediram, nesta semana, em especial, na segunda-feira (16), quando puderam tecer palavras neste sentido.
Ao todo, de acordo com a comunicação da Casa, foram protocolados na Câmara de Vereadores de Gramado (até 18/12/24) 36 Projetos de Lei do Legislativo (PLL), 65 Projetos de Lei Ordinária (PLO), quatro Projetos de Lei Complementar (PLC), quatro emendas e 12 Projetos de Resolução (PRE). Os parlamentares apresentaram, ainda, 47 pedidos de informação, 97 pedidos de providências e 49 indicações. Que venham os próximos!
Falando nisso…
Novos mesmo, que nunca foram vereadores, são cinco. São eles Pedro Lazaretti (PP) e Maria de Fátima (Republicanos) de titulares e Denise Buhler, Vivi das Damas e Fernanda Pereira Dias, todas do Progressistas, que são suplentes e ocupam os lugares dos titulares, Jeferson Moschen (secretário de Saúde), Carlos Foss (subprefeito da Várzea) e Lucas Roldo (secretário de Esportes).
Outros rostos
Assumirá a comunicação da Câmara, Théo Reis. Oriundo da Prefeitura, ele é uma escolha de Ike, que deve ser o próximo presidente da Casa. A diretora do Legislativo vai ser Jaque Prass, que assim como Théo, trabalhava na Secretaria de Inovação. Comandará a Escola do Legislativo, Fábio Schmatz. São nomes muito bons, boa sorte a eles também.
596 mil para o Teatro
A reinauguração do Teatro Elisabeth Rosenfeld, após uma reforma completa, é um marco importante para a cultura e o lazer de Gramado. Com um investimento de mais de R$ 566 mil, a reforma proporcionou maior segurança, conforto e uma infraestrutura aprimorada, incluindo novos camarins, palco adaptado para projeções e espaços acessíveis. Eu ainda não vi pessoalmente, após a reforma, somente tive acesso ao vídeo de apresentação e está uma beleza. Top!
Sondado
A solenidade de posse, no próximo dia 1º, inclusive, acontece no Teatro. Quem conduzirá o início da sessão de posse é o vereador Rafael Ronsoni, mais votado da eleição. Naquele momento serão empossados os demais vereadores, prefeito e vice. Além disso, como de praxe, os vereadores se reúnem para eleger a mesa diretora para o ano de 2025. Como já adiantado pelo Integração, Ike deve ser o presidente. A Mesa Diretora também já está praticamente escolhida, faltando apenas um membro.