Coluna publicada no dia 18/12.
O prefeito Nestor vem aqui na redação do JI na segunda de manhã, 8hs, para que possamos fazer com ele um balanço das principais ações do Executivo Gramadense em 2025.
Já o prefeito de Canela vem na terça, dia 23. Ambos serão entrevistados ao vivo pela página do Facebook do Ji e pelo site www.leiafacil.com.br .
As duas prefeituras têm suas limitações, seus méritos e defeitos, passamos o ano todo aqui apontando, sugerindo, criticando e elogiando. Mas, é preciso reconhecer que ambas, com seus times, fazem o máximo que podem.
Contrapartida

A prefeitura de Gramado consegue grandes volumes de recursos extraordinários em razão do seu caixa sempre bem cuidado, com os devidos recursos para dar as contrapartidas.
Como se percebe na foto, o prefeito Nestor aponta para o total captado juntos aos governos federal e estadual passando de 118 milhões. Para isso, no entanto, o município teve de bancar contrapartidas que passam dos 30 milhões do seu tesouro. Se não tem caixa, não recebe nada. Esta é a grande questão de muitos municípios que andam com o caixa estrangulado, pagando empréstimos, e por isso não conseguem ultrapassar as famigeradas emendas parlamentares que não refrescam.
Canela tem mão de obra

Na solenidade de 5 anos da Skyglass, ontem, 17 de dezembro, o sócio proprietário Sílvio Primm, que falou em nome do grupo, destacou que pretendem fazer novos investimentos no município. Na sequência o prefeito Gilberto Cezar enfatizou que Canela tem a mão de obra necessária e cutucou que não precisa importá-la de outros municípios. “Ela é uma cidade que já tem o trabalhador morando e residindo aqui em Canela. Então nós não precisamos trazer pessoas de fora para trabalhar em Canela, já tem a mão de obra em Canela”, destacou.
De olho
O delegado Vladimir Medeiros, de Canela, estava assistindo a solenidade dos cinco anos do Skyglass e ouviu o Sílvio Primm dizer que não precisam ‘cometer ilegalidades’. Que vieram para contribuir e que são a empresa que mais recolhe ISS (Imposto Sobre Serviços) do município.
Lembremos que a empresa foi alvo da operação Cáritas, comandada pelo delegado Vladimir, e teve seus computadores apreendidos para investigação em 2021, quando recém-inaugurado o parque. Por coincidência, na semana que completa cinco anos assina termo de ajuste de conduta para reparar danos comprovados ao meio ambiente, acordo que se resume a plantar algumas mudas e pagar uma pequena multa pecuniária.
Constantino
Quem também estava na solenidade do Skyglass foi o ex-prefeito Constantino Orsolin. Ele que botou a cara a tapa na época inclusive estendendo o asfalto até o Ferradura. Coisa que a própria empresa poderia ter feito. Agora, Constantino não foi nem citado.
Vilmar Santos
Conversei com o ex-secretário de Canela, também preso por 24 horas e afastado das suas funções públicas quando estava de interventor do HCC em 2021, na primeira fase da Operação Cáritas. Ele está com sua loja no Parque Skyglass e bem feliz. O que na época lhe parecia um inferno hoje se mostra positivo. Só assim se ‘livrou’ da vida pública, exaustiva, ingrata e traiçoeira. Nem pensa mais em política. Foi o que me contou.
Só desejo coisas boas ao amigo. Deus nunca dorme.
O mais rico
Elon Musk acaba de se tornar a primeira pessoa da história a ultrapassar a marca de 677 bilhões de dólares em patrimônio, um feito que o coloca mais próximo de se tornar o primeiro trilionário do mundo. Impulsionado pela valorização da SpaceX.
O 2º lugar é de Larry Page, cofundador do Google, com aproximadamente US$ 262 bilhões.
Em terceiro está Sergey Brin, também cofundador do Google.
Dosimetria
O Senado aprovou ontem com 48 a favor e 25 contrários, o projeto conhecido como dosimetria, que diminui as penas aos condenados injustamente pelos atos de 08 de janeiro de 2023. Ainda assim, Bolsonaro terá de cumprir mais de sete anos fechado, até 23 de abril de 2033 quando poderá pedir progressão de regime. Se estiver vivo até lá será um milagre. Ficou provada, no entanto a força do Congresso, que poucas vezes se utiliza dela para o bem. Já na Câmara a votação tinha sido esmagadora 291 votos favoráveis, 148 contrários.
Marco Temporal
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria, ontem, para declarar inconstitucional o chamado marco temporal, que restringia a demarcação de terras indígenas apenas às áreas ocupadas em 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição. Muita polêmica teremos ao redor deste assunto nos próximos dias e meses.
Frei Chico
Em que pese pouco tempo para falar a respeito à CPMI das fraudes contra os velhinhos segue fazendo estrago em Brasília. Hoje mais prisões e apreensões. Só pela hora do frei e demais familiares do reinado.
O Voto de Minerva
Hoje pela manhã recebemos literalmente o voto de minerva da Câmara de Gramado aqui na redação. Ao mesmo tempo conversamos com o presidente Ike, que faz sua última sessão (extraordinária) amanhã às 09 horas e com o eleito para o ano de 2026, Neri da Farmácia. O voto de minerva é dado pelo presidente quando a votação no plenário termina empatada.
1h22min de live
Em clima de fim de ano e de dever cumprido, conversamos por 1h22min. Gramado tem muito a comemorar. Fio um ano de reconstrução e que de fato conseguimos retomar os principais dados turísticos. Nem tudo são flores, mas o caminho percorrido tenho certeza de que é o certo. A Câmara de Gramado nem se fala, tem feito muito mais do que simplesmente sua obrigação. É um modelo!












