Ela é de exposição

Tempo de leitura: < 1 minuto

Coluna publicada no dia 25/08.

Cláudio Scherer

A Porsche utilizada pela Brigada Militar de Gramado, após ter sido apreendida em uma operação policial, estará exposta na Expointer, que começa neste final de semana em Esteio.

Hoje pela manhã, ao vê-la sobre uma plataforma, fiquei preocupado, imaginando que poderia estar sendo realocada. No entanto, a Comandante do 1º BPAT, Major Cláudia Maldaner, me tranquilizou e esclareceu a situação.

A Polícia Civil bem que poderia participar também — quem sabe levando a Mercedes apreendida… Devemos ao ex-ministro Sérgio Moro o fato de a Polícia poder utilizar estes veículos apreendidos.

Devagar

A BR-116, no trecho que passa por Nova Petrópolis, segue em obras, seja em direção a Picada Café ou a Caxias do Sul. As sinaleiras continuam lá, firmes e fortes. A impressão é de que essa situação vai se eternizar: conserta-se um ponto, estoura outro. Uma lástima! A foto foi feita hoje, no trecho sentido Picada Café.

Integração

A ADI – Associação dos Grupos Regionais de Comunicação do Rio Grande do Sul reuniu seus associados nesta segunda-feira, em Porto Alegre. Durante o almoço realizado no Hotel Plaza São Rafael, foram recebidos o presidente e o vice-presidente do CREMERS – Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul, Régis Fernando Angnes (C) e Eduardo Neubarth Trindade (ESQ), respectivamente. A presidente da ADI, Patrícia Cerutti completa a foto.

O encontro teve como objetivo ouvir a entidade sobre suas atividades e proporcionar aos veículos de comunicação uma compreensão mais ampla sobre seu funcionamento e atuação.

Ética e Responsabilidade

Régis Fernando Angnes ressaltou que o CREMERS atua com base na ética e na responsabilidade, exercendo fiscalização para assegurar uma medicina de qualidade à população. Ele também manifestou preocupação com a situação crítica de diversos hospitais, que enfrentam condições precárias e dificuldades para remunerar adequadamente os profissionais da saúde.

Proteção Social

Eduardo Neubarth Trindade destacou que o CREMERS é uma entidade voltada à proteção social. Demonstrou apreensão quanto à ausência de polos regionais de saúde, o que contribui para o elevado número de deslocamentos longos em ambulâncias até Porto Alegre, comprometendo o atendimento ágil e eficiente aos pacientes.

Estrutura geral

O que cada região precisa para atrair a simpatia dos médicos é infraestrutura, explicaram. É essencial que os profissionais tenham condições de se estabelecer nas cidades e realizar os principais atendimentos com qualidade. Sem isso, torna-se inviável sua permanência nessas localidades.

Não faltam médicos

Perguntei sobre a falta de médicos em especialidades como ginecologia e pediatria, entre outras. Régis Fernando Angnes explicou que o problema não é a escassez de profissionais, pois cerca de 1.500 médicos são formados por ano no Estado. Segundo ele, o desafio está em oferecer estrutura adequada para que esses profissionais possam atuar com qualidade: é necessário contar com bons hospitais, salas de cirurgia, laboratórios, entre outros recursos. Sem essas condições, mesmo com boa remuneração, o médico muitas vezes não se sente atraído, pois não consegue oferecer soluções efetivas aos pacientes.

Quanto às contratações realizadas pelos municípios, o CREMERS recomenda que sejam feitas por concurso público, e não por meio de CNPJ, como tem se tornado comum. A sugestão é que sejam oferecidos contratos de 20 horas semanais, o que permite ao profissional complementar sua atuação na rede privada em outro período, garantindo melhor remuneração e incentivando sua permanência.

Na visão do CREMERS, a contratação via empresa pode dificultar a criação de vínculos com a comunidade, o que tende a reduzir o tempo de permanência do médico no município.

Pediatra

Esses são exceção. Pediatras, de fato, estão em falta. O CREMERS compreende as razões que levaram a essa escassez, e elas são diversas.

Em primeiro lugar, o Governo Federal retirou a obrigatoriedade da presença de pediatras nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), o que desestimulou muitos profissionais a seguir essa especialidade.

Em segundo, há uma crescente dificuldade enfrentada pelos pediatras em lidar com a pressão imposta por mães e familiares, especialmente na era pós-WhatsApp, em que são constantemente acionados fora do horário de atendimento por motivos muitas vezes não urgentes. Essa sobrecarga tem levado muitos profissionais a repensarem sua escolha pela pediatria. Além disso tem citaram a judicialização.

Alerta

O CREMERS, representado por seu presidente e vice-presidente, fez um alerta à população: há um número crescente de médicos malformados ingressando no mercado.

Questionados sobre a possibilidade de aplicar uma prova antes do início das atividades profissionais, semelhante ao exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), os representantes explicaram que, no momento, isso não é viável, pois a entidade não possui força política suficiente para implementar tal medida.

Eles também destacaram que muitos pais e familiares investem valores altos, seis, sete mil reais por mês, na formação dos estudantes e, por isso, não aceitam que seus filhos sejam reprovados em uma avaliação final. Essa resistência dificulta a adoção de critérios mais rigorosos para garantir a qualidade dos profissionais que chegam ao mercado, pois precisaria passar pela Congresso Nacional (políticos).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Trabalhadores dos Correios entram em greve contra retorno de gestor

Os trabalhadores do Centro de Distribuição dos Correios de Gramado e Canela (CDD hortênsias) estão em greve desde segunda-feira (18) em protesto contra o...

Dono de restaurante em Canela morre aos 47 anos após mal súbito

Gabriel Sarago Cattólica, 47 anos, faleceu neste sábado (9) após sofrer um mal súbito pela manhã, de acordo com a Brigada Militar. Ele era...

Trânsito é liberado na Estrada Velha após adiamento de obras da Corsan

O secretário de Obras, Tiago Procópio, confirmou à reportagem que a Rua Emílio Leobet, conhecida como Estrada Velha, está totalmente liberada para o tráfego...

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageia os 50 anos da Prawer Chocolates

Cerimônia enalteceu a trajetória da marca pioneira do chocolate artesanal no Brasil e contou com a presença de autoridades e colaboradores da empresa Na tarde...

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...
error: Conteúdo protegido