Comandante Nádia

Tempo de leitura: < 1 minuto

Ontem, recebemos no estúdio do Jornal Integração a pré-candidata ao senado pelo PP, Comandante Nádia. Com ela, a também vereadora de Porto Alegre e pré-candidata a deputada estadual, Fernanda Barth (PSC). Ambas defendem uma pauta absolutamente de direita, dos valores de família, a defesa da Pátria e da liberdade. À noite, um grupo de apoiadores da direita às receberam no Hotel Alpestre. Para vencer Mourão, Lasier Martins e Ana Amélia, a Comandante Nádia conta com o maior partido do Estado.

A vaca do Paulo não foi “pro brejo” 

Há um ditado popular para definir quando algo está perdido, deu tudo errado: “A vaca foi para o brejo”. Significa que o animal achando que estava de boa, em terreno úmido, pastando o mais verdinho, começa afundar e acaba atolado, só se salvando se receber ajuda humana. Esta vaca do Paulo Neumann, da Linha Imperial, enfrentou algo semelhante no sentido de precisar de ajuda, mas muito mais inusitado, e raro. A vaca do Paulo ficou presa pelo rabo e não fosse encontrada a tempo, depois de dois dias sendo procurada, teria morrido no seco. Ao chacoalhar o rabo para se livrar das moscas os longos pelos deram uma volta no arbusto espinhoso e se afirmaram.

Dia da Imprensa

Em 1º de junho é lembrado o Dia da Imprensa. Contra a história que na época do império um jornalista, Hipólito José da Costa, mesmo escondido em outro país, fundou um jornal livre, e publicava com as críticas à monarquia que achava necessárias e justas. Vemos, mundo à fora e muito por aqui nos nossos vizinhos da América Latina, cada vez mais cerceamento à livre expressão, como na Venezuela. Há um candidato a presidente do Brasil, inclusive, que não para de falar em “regulamentação da mídia”. Dito isto, pertinho dos 20 anos do Integração, quero ratificar o meu compromisso com Canela e Gramado no sentido de ser útil a esta sociedade, empenhando meu conhecimento, meu talento, minha arte e educação para o seu bem, em troca de ter me acolhido, com minha família, neste terreno nobre.

Aproveito para agradecer a lembrança enviada na data pelo Parque Olivas Gramado, com os seguintes dizeres: “O acesso à informação é direito de todos. Ir em busca, apurar, entrevistar, verificar, é um ofício que você cumpre dedicação e comprometimento”.

Lula veio

O ex-presidiário veio ao RS, mas limitou-se a lugares fechados. Quem juntou ovos semana toda para o devido fim se deu mal. Eles falam em “caravana digital”, para não arriscar e se expor às vaias que certamente enfrentará em qualquer lugar público que frequentar. Longe, muito longe de penar em uma motociata…

Pouco fez

Aos poucos, mesmo que involuntariamente a oposição deixa escapar suas fraquezas, sua culpa. Há alguns dias, falando da Educação, o vereador Professor Daniel disse que está fazendo cobranças desde 2017 (exatamente o primeiro ano do governo Fedoca, do qual era líder de Governo). Já na sessão passada o emedebista Rodrigo Paim, que ganhou bem para estar na Secretaria de Assistência Social e Habitação na gestão passada, foi ainda mais claro: “Eu na Assistência Social muito procurei e muito quis, já falei nesta tribuna, trabalhar com a habitação, mas a gente tem que cobrar, porque lá trabalhei e sei a dificuldade que teve e teve gente acima de mim que tinha o poder da caneta, como o prefeito tinha, e a gente pouco pode fazer, mas estou demonstrando alguns projetos de habitação aqui, que o prefeito de vocês não mandou para casa (Câmara) ainda ”. 

Contribuição Espontânea

Através de iniciativa do SindTur – Sindicato dos Hotéis e Restaurantes -, uma nova modalidade de taxação “espontânea” está sendo proposta em Gramado. A Contribuição Espontânea para o Turismo (CET), teria um valor entre um e dois reais a ser pago junto com as diárias e refeições. Curioso é que os empresários estão propondo isso exatamente quando o prefeito anuncia que vai mandar de volta à Câmara o projeto da Taxa para a Preservação Ambiental (TPA). Ou será que tem espaço para a duas? As do SindTur seria para cobrir custo extras como com o Movimento Comunitário de Combate a Violência (MOCOVI), por exemplo. Já a TPA seria para promover ações ambientais de compensação ao desgaste natural decorrido dos empreendimentos comerciais implantados ao longo dos anos. Se uma só já é por demais polêmica imaginemos as duas tramitando ao mesmo tempo. Acompanhemos.

Minerva

No programa O Voto de Minerva de terça conversei com os vereadores Professor Daniel (PT) e Roberto Cavalin (PP). Quem ainda não assistiu pode fazer isso na página do Facebook do JI. Os temais mais polêmicos são discutido ali, olho no olho entre os vereadores e este colunista. Na próxima semana mais dois vereadores serão convidados.

Seleção JI

Está marcado para o dia 27 de julho, na Recreio, o evento Seleção JI 2022, para homenagear as empresas e profissionais liberais mais lembrados de Gramado e Canela. Este evento marca também os 20 anos do JI, a se completar em março de 2022. Por isso daremos um up, liberando o chope e garantindo um belo show artístico. O Troféu também será alusivo ao aniversário do Jornal! Aguarde.

Texto: Cláudio Scherer

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...

O início do fim do comércio irregular?

Quem passou ali pelo entorno da Igreja Matriz, no Centro de Canela, viu que tinha movimento diferente na tarde desta sexta-feira (25). Era a...

Canela e SESAI alinham ações de saúde para comunidade indígena

CANELA – A Secretaria de Saúde de Canela realizou uma reunião, no dia 22 de julho, para alinhar, ações de atendimento de saúde para...

Tour de France Gastronomie celebra um ano em Gramado com novo cardápio e homenagem aos clientes

GRAMADO - O Tour de France Gastronomie completou, segunda-feira (14), seu primeiro ano de funcionamento em Gramado e marcou a data com o lançamento...
error: Conteúdo protegido