Ontem, recebemos no estúdio do Jornal Integração a pré-candidata ao senado pelo PP, Comandante Nádia. Com ela, a também vereadora de Porto Alegre e pré-candidata a deputada estadual, Fernanda Barth (PSC). Ambas defendem uma pauta absolutamente de direita, dos valores de família, a defesa da Pátria e da liberdade. À noite, um grupo de apoiadores da direita às receberam no Hotel Alpestre. Para vencer Mourão, Lasier Martins e Ana Amélia, a Comandante Nádia conta com o maior partido do Estado.

A vaca do Paulo não foi “pro brejo”
Há um ditado popular para definir quando algo está perdido, deu tudo errado: “A vaca foi para o brejo”. Significa que o animal achando que estava de boa, em terreno úmido, pastando o mais verdinho, começa afundar e acaba atolado, só se salvando se receber ajuda humana. Esta vaca do Paulo Neumann, da Linha Imperial, enfrentou algo semelhante no sentido de precisar de ajuda, mas muito mais inusitado, e raro. A vaca do Paulo ficou presa pelo rabo e não fosse encontrada a tempo, depois de dois dias sendo procurada, teria morrido no seco. Ao chacoalhar o rabo para se livrar das moscas os longos pelos deram uma volta no arbusto espinhoso e se afirmaram.

Dia da Imprensa
Em 1º de junho é lembrado o Dia da Imprensa. Contra a história que na época do império um jornalista, Hipólito José da Costa, mesmo escondido em outro país, fundou um jornal livre, e publicava com as críticas à monarquia que achava necessárias e justas. Vemos, mundo à fora e muito por aqui nos nossos vizinhos da América Latina, cada vez mais cerceamento à livre expressão, como na Venezuela. Há um candidato a presidente do Brasil, inclusive, que não para de falar em “regulamentação da mídia”. Dito isto, pertinho dos 20 anos do Integração, quero ratificar o meu compromisso com Canela e Gramado no sentido de ser útil a esta sociedade, empenhando meu conhecimento, meu talento, minha arte e educação para o seu bem, em troca de ter me acolhido, com minha família, neste terreno nobre.
Aproveito para agradecer a lembrança enviada na data pelo Parque Olivas Gramado, com os seguintes dizeres: “O acesso à informação é direito de todos. Ir em busca, apurar, entrevistar, verificar, é um ofício que você cumpre dedicação e comprometimento”.
Lula veio
O ex-presidiário veio ao RS, mas limitou-se a lugares fechados. Quem juntou ovos semana toda para o devido fim se deu mal. Eles falam em “caravana digital”, para não arriscar e se expor às vaias que certamente enfrentará em qualquer lugar público que frequentar. Longe, muito longe de penar em uma motociata…
Pouco fez
Aos poucos, mesmo que involuntariamente a oposição deixa escapar suas fraquezas, sua culpa. Há alguns dias, falando da Educação, o vereador Professor Daniel disse que está fazendo cobranças desde 2017 (exatamente o primeiro ano do governo Fedoca, do qual era líder de Governo). Já na sessão passada o emedebista Rodrigo Paim, que ganhou bem para estar na Secretaria de Assistência Social e Habitação na gestão passada, foi ainda mais claro: “Eu na Assistência Social muito procurei e muito quis, já falei nesta tribuna, trabalhar com a habitação, mas a gente tem que cobrar, porque lá trabalhei e sei a dificuldade que teve e teve gente acima de mim que tinha o poder da caneta, como o prefeito tinha, e a gente pouco pode fazer, mas estou demonstrando alguns projetos de habitação aqui, que o prefeito de vocês não mandou para casa (Câmara) ainda ”.
Contribuição Espontânea
Através de iniciativa do SindTur – Sindicato dos Hotéis e Restaurantes -, uma nova modalidade de taxação “espontânea” está sendo proposta em Gramado. A Contribuição Espontânea para o Turismo (CET), teria um valor entre um e dois reais a ser pago junto com as diárias e refeições. Curioso é que os empresários estão propondo isso exatamente quando o prefeito anuncia que vai mandar de volta à Câmara o projeto da Taxa para a Preservação Ambiental (TPA). Ou será que tem espaço para a duas? As do SindTur seria para cobrir custo extras como com o Movimento Comunitário de Combate a Violência (MOCOVI), por exemplo. Já a TPA seria para promover ações ambientais de compensação ao desgaste natural decorrido dos empreendimentos comerciais implantados ao longo dos anos. Se uma só já é por demais polêmica imaginemos as duas tramitando ao mesmo tempo. Acompanhemos.
Minerva

No programa O Voto de Minerva de terça conversei com os vereadores Professor Daniel (PT) e Roberto Cavalin (PP). Quem ainda não assistiu pode fazer isso na página do Facebook do JI. Os temais mais polêmicos são discutido ali, olho no olho entre os vereadores e este colunista. Na próxima semana mais dois vereadores serão convidados.
Seleção JI
Está marcado para o dia 27 de julho, na Recreio, o evento Seleção JI 2022, para homenagear as empresas e profissionais liberais mais lembrados de Gramado e Canela. Este evento marca também os 20 anos do JI, a se completar em março de 2022. Por isso daremos um up, liberando o chope e garantindo um belo show artístico. O Troféu também será alusivo ao aniversário do Jornal! Aguarde.
Texto: Cláudio Scherer