Hospital de Caridade

Tempo de leitura: < 1 minuto

Ontem à tarde, falamos com o promotor de Justiça de Canela, Dr. Paulo Vieira, sobre a situação geral do Hospital de Caridade. Vieira se apurou em explicar que em momento algum determinou ao Município que devolva o HCC à Associação Civil proprietária e ressaltou que só se fosse idiota para fazer isso, eis que sequer está sendo possível reuni-la e nem é essa uma atribuição do Ministério Público. “Se a gente não consegue nem reunir os associados, só um idiota para entregar para o nada”, disse.

Vieira se mostrou incomodado com o que chama de “nível surreal de fofoca em Canela”. Disse que tem a impressão de que a Prefeitura, na falta de coragem para assumir suas ações, repassa a responsabilidade. Ainda sobre o HCC, Vieira afirmou que é hora de tomar decisões, não de discutir e se pudesse dar um conselho seria no sentido de que o Município o desapropriasse e repassasse a gestão a alguém especializado. “Só com o recurso ali investido desde a intervenção (abril de 2019) daria para pagar toda a dívida”, disse.

Operação Caritas

O Promotor também discorreu sobre os mais diversos assuntos, que destacaremos ao longo das próximas edições e no dia a dia aqui na redação do Integração Multicomunicação para chegar à nossa audiência. Sobre a Operação Caritas da Policia Civil (PC); os cerca de 35 loteamentos irregulares; mobilidade urbana; a necessidade de uma ampla reforma administrativa para destacar profissionais em cada um dos setores críticos do município, para que não se torne ingovernável ao longo do tempo, eis que andando muito mal em diversos setores, fez questão de manifestar sua opinião.

Sobre a Caritas, resumidamente disse que se afastou do inquérito pela amizade com um dos investigados apenas, Jackson Müller, mas que não tem nenhum vínculo com os demais; que se manifestou contra as prisões por entende-las desnecessárias e que é preciso muito cuidado para não julgar antes do tempo, pois o inquérito não vincula o MP, que por sua vez não vincula o Judiciário, sendo todos independentes e só há culpados após os processos transitados em julgado.

Alfredo presidente

Como esperávamos, Alfredo Schaffer (PSDB) foi conduzido ao cargo de presidente da Câmara de Vereadores para tocar os trabalhos legislativos até o final do ano no lugar de Alberi Dias (MDB), que está afastado das funções por determinação da justiça. Ele é investigado na Operação Caritas da Polícia Civil.

A eleição ocorreu nesta semana, e Alfredo recebeu o aval de 10 parlamentares. Apenas Emília Fulcher (Republicanos) votou contrário. Ela ocupou a cadeira de presidente desde novembro, quando Alberi foi preso e saiu da cena política, e tinha intenção de se manter no cargo. Como haveria disputa de votos com Alfredo e o tucano conseguiu mais apoio, Emília acabou retirando seu nome do páreo.

Em sua manifestação, a vereadora justificou os motivos que a fizeram votar contra o nome de Alfredo: “O motivo do meu voto contra foi uma publicação na rede social de um membro do partido do presidente e que eu me senti muito mal quando ele escreveu que votaria na competência e que estaria na hora de mudar, e isso me ofendeu profundamente, pois estávamos vivendo um momento muito difícil, eu recebi um diagnóstico de câncer e assumi a presidência da Câmara. Foram 96 dias de desafios, deixo a presidência com um grande aprendizado”, pronunciou Emília.

Na mesma sessão foi necessário votar em um nome para substituir Carla Reis (que virou secretária de turismo) na função de 2ª secretária da Mesa Diretora. Para este cargo foi escolhido por unanimidade José Vellinho Pinto (PDT).

Desta forma, a Mesa Diretora ficou composta com Alfredo na presidência, Emília segue como vice, Vellinho fica com a cadeira de 2º secretário e Jefferson de Oliveira como 1º secretário.

Comissão de Ética

Em seu pronunciamento de posse como presidente da Câmara, Alfredo prometeu criar a comissão de ética e salientou a necessidade de reformular o Regimento Interno da Câmara, como citamos nesta coluna semana passada. “A Comissão de Ética vai ser formada, vamos começar esse trabalho já nessa semana, esse é um compromisso meu como presidente”, afirmou.

Outro ponto que será mexido é com relação aos encontros das comissões internas da Câmara, que são importante para formalização dos assuntos que compõem a Ordem do Dia das sessões. “Proponho que seja feito de terça a sexta (os encontros), para que na segunda-feira a gente possa dar publicidade aos atos e projetos de lei o que será votado na sessão. Independente do horário, hoje pode ocorrer as reuniões de forma on line, para que segunda-feira, meio dia, a pauta esteja praticamente pronta”, prometeu Schaffer.

E esta coluna faz votos de que estes dois temas andem o mais rápido possível. A Comissão de Ética pelos motivos já tão reverberados, especialmente no caso Alberi Dias x Operação Caritas. E os encontros das sessões para antecipar a divulgação da Ordem do Dia. Para vocês terem uma ideia, amigos leitores, em Gramado eu recebo a Ordem do Dia das sessões já na sexta-feira anterior à sessão, enquanto que em Canela a pauta ganha publicidade somente uma, as vezes duas horas antes de iniciar a sessão, sem contar que ainda assim quase toda sessão em projeto entrando em cima da hora. Boa iniciativa, presidente!

De olho na segurança

Canela está investindo pouco mais de R$ 12 mil para a instalação de seis câmeras de vídeo para coleta de dados que darão um incremento no sistema de monitoramento da cidade. Os seis equipamentos estão sendo instalados em quatro pontos estratégicos (chegada de Gramado, saída para São Chico, saída para os lados do Chapadão e perto do Cemitério Municipal).

O sistema utiliza um aplicativo de Anelise funcional e moderno que envia as imagens para uma central de controle que está instalada ali na Brigada Militar. Estes equipamentos registram as placas dos veículos, permitindo que as forças de segurança consigam identificar os carros que possuem irregularidades. “Com a chegada destes equipamentos, avançamos no nosso cercamento eletrônico. A previsão é que estes novos equipamentos estejam em funcionamento o mais breve possível para reforçar nossa segurança”, disse o prefeito nessa semana.

Texto: Fernando Gusen | [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Trânsito é liberado na Estrada Velha após adiamento de obras da Corsan

O secretário de Obras, Tiago Procópio, confirmou à reportagem que a Rua Emílio Leobet, conhecida como Estrada Velha, está totalmente liberada para o tráfego...

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageia os 50 anos da Prawer Chocolates

Cerimônia enalteceu a trajetória da marca pioneira do chocolate artesanal no Brasil e contou com a presença de autoridades e colaboradores da empresa Na tarde...

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...

O início do fim do comércio irregular?

Quem passou ali pelo entorno da Igreja Matriz, no Centro de Canela, viu que tinha movimento diferente na tarde desta sexta-feira (25). Era a...
error: Conteúdo protegido