Até ontem nenhuma denúncia na Câmara de Vereadores que leve a uma investigação e, quem sabe, à cassação. Primeiro a ideia era arranjar um testa de ferro no meio da população para apresentar a denúncia. Como não encontraram ninguém disposto, foram procurar o vereador mais inocente, como este também não aceitou assinar sozinho, decidiram que sairia em conjunto, com um representante de cada bancada. Terminada a reunião, há uns 10 dias já, ninguém mais falou no assunto.
Dia 4 estará livre
Se nada acontecer, dia 4 de abril, Alberi poderá retomar suas atividades, tanto no Legislativo como qualquer outra. O Juiz o afastou por 60 dias e já expressou que seria renovável, mas mesmo ele, o magistrado, podendo fazer isso por ofício, na velocidade que anda a tal operação, em todos os níveis, vai saber se terá entusiasmo para isso. Se a investigação nunca acaba, se a acusação demora, se os vereadores não se coçam…
Mais um novo
Na noite de segunda-feira (14), o suplente pelo MDB, João Alessandro Port Silveira, assumiu como vereador em exercício na Câmara de Vereadores de Canela, em decorrência da ausência do vereador Leandro Gralha, que aceitou o convite e assumiu a Secretaria de Saúde de Canela. João Silveira, Joãozinho, fez um total de 420 votos no pleito de 2020.
Na sessão ordinária de segunda prestou seu juramento e já assumiu seu posto junto aos demais vereadores. Logo em seu primeiro discurso, o vereador prometeu lutar por um bem comum a comunidade Canelense, e se mostrou aberto para toda a comunidade para receber as mais diversas demandas. Na tribuna se mostrou tranquilo e já de cara falou de diversos assuntos, se mostrando inteirado.
Sessão rápida
Ademais, a sessão de segunda foi rápida, mais do que o normal. Os vereadores com os discursos mais ácidos sequer se manifestaram. Jeff do Transporte falou, mas não criticou o governo. Só elogiou o novo secretário da Saúde, Leandro Gralha. O prefeito não deve ter acreditado nisso. Em termos de projeto foram aprovados dois de contribuição de melhorias em ruas pavimentadas pelo município.
Gilberto Cezar de prefeito
Sinais de paz no Canela. O vice-prefeito disse ontem à coluna que a relação com o prefeito sempre foi boa e que já é a 20ª vez que assume a Prefeitura, mas a gente sabe que a relação teve altos e baixos até aqui. O entendimento do PSDB com o governo não andava bem não. Mas, espero que tenha caído a ficha de todo mundo que há muito por fazer, pois ainda tem três anos deste governo e a sucessão deve ser discutida bem mais para frente. Gilberto Cezar assumiu a Prefeitura na segunda-feira, dia 14, e permanece até dia 26, quando o prefeito Constantino volta das férias.
Tucanos órfãos
É de conhecimento geral o interesse do vice-prefeito de Canela, Gilberto Cezar, em concorrer a deputado estadual pelo PSDB. Na eleição passada faltou menos de 500 votos e ele espera que desta vez vá. Ocorre que seu partido está aos frangalhos de cima para baixo. O governador perdeu a prévia para presidente e agora está na iminência de assinar em outra sigla e o vice diz que, se isso ocorrer, vai junto. Assim, os dois principais líderes estaduais da sigla deixariam sem norte seus filiados. E como a Janela Partidária fecha no próximo dia 02, tudo isso tem de andar rápido. É uma situação curiosa.
Janela aberta
Chama-se de Janela Partidária, que ocorre no durante um mês, aquele que antecede o período de seis meses em que os pretendentes a concorrer a cargo eletivo precisam se desincompatibilizar de cargos e estarem com os registros partidários em dia para ficarem aptos a concorrer. Este prazo para a eleição de outubro próximo é 2 de abril. Por isso desde o início de março, até esta data, deputados federais e estaduais podem mudar de partido sem perder seu mandato à legenda pela qual se elegeram. Neste mexe-mexe o partido do presidente Bolsonaro, PL – 22, já é o maior do Congresso Nacional.
Integração Digital
Hoje, às 9h, vem ao estúdio do Integração Multicomunicação o secretário de Saúde de Canela, Leandro Gralha. A entrevista será transmitida ao vivo pela página do Jornal Integração no Facebook. Falaremos sobre os mais diversos assuntos relacionados à saúde pública de Canela.
Liziane Bayer
A deputada federal Liziane Bayer anunciou, nesta quinta-feira (17), a sua saída do PSB – 40. Entre os motivos, está a aproximação que vem sendo construída entre o partido e a candidatura de Lula (PT) a presidente da República. “Saio do PSB em respeito a vontade dos meus eleitores e a minha própria identidade política, mas preservando um esteio de muitos amigos, boas relações e excelentes resultados”, afirmou. A irmã, deputada estadual Franciane Bayer, também confirmou sua saída do partido.
Liziane disse que, assim como fez com seu mandato na Assembleia, também quer “passar o bastão” na Câmara dos Deputados. Além de ajudar a construir a candidatura da irmã, Franciane Bayer, a deputada federal, ela deverá lançar a cunhada, Eliana Bayer, para a Assembleia Legislativa.
De agora em diante, Liziane deverá avaliar o que é politicamente viável.
“Sou a mesma Liziane de sempre, errando e acertando, mas com os compromissos e os valores que nos fazem irmãos. E com o meu jeito de ser, procurando evoluir sempre”, ressalta.
Máscaras
Está mais do que na hora de entendermos que não nascemos para andar de cara tapada. Antigamente, o mascarado era um sujeito de comportamento dúbio. Hoje querem nos deixar todos iguais a um desses? E as crianças então nem fala. Seres humanos muito mascarados os que querem deixar nossos pequeninos de carinhas tapadas. Em Picada Café já foi liberado há dias e Nova Petrópolis liberou geral ontem: “Seguindo o decreto estadual 56.422, publicado pelo governador Eduardo Leite na quarta-feira, 16 de março, o uso de máscara torna-se facultativo em Nova Petrópolis a partir desta quinta-feira, 17 de março. A medida, que abrange ambientes abertos e fechados e inclui as escolas”, consta no decreto municipal 045/2022, publicado pelo prefeito Jorge Darlei Wolf nesta quinta-feira, 17 de março.
Gre-Nal
Sábado temos Gre-Nal no Beira Rio, em Porto Alegre, e na próxima quarta-feira na Arena. Do jeito que a coisa anda nem para diversão serve mais o futebol profissional.
Guerra sem fim
Não vemos a hora do acordo de paz entre Rússia e Ucrânia. Além do prejuízo humano já causado, o potencial para se alastrar preocupa o mundo. E os prejuízos econômicos são incalculáveis. Logo quando nos recuperávamos da pandemia. Que Deus nos proteja.
Texto: Cláudio Scherer | [email protected]