O diagnóstico quanto ao setor cultural de Gramado, no que tange ao trabalho do secretário da Cultura, Jonas da Silva, segue sendo olhado com desconfiança pelo setor cultural da cidade. Tanto que, na sexta-feira (28), estiveram em Gramado a coordenadora do escritório estadual do Ministério da Cultura (MinC) no Rio Grande do Sul, Mari Martinez, e a agente territorial do MinC, Ana Oliveira. Jonas apresentou o plano de trabalho que está sendo desenvolvido pela pasta. Durante a reunião, foram abordadas pautas como a execução da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) e as etapas que estão em andamento em Gramado, além do trabalho de Mapeamento Cultural, que será desenvolvido por meio de ações conjuntas entre o MinC e a Secretaria da Cultura, possibilitando a integração de dados e otimização dos resultados.
Espaço para todos
Nesta semana, estaremos buscando ouvir os envolvidos diretamente com a questão cultural da cidade, dando voz a quem está descontente com o andamento do trabalho do secretário e, claro, ouvindo o próprio Jonas para se posicionar a respeito.
Grêmio venceu, mas assusta
Começou o Brasileirão e, no sábado (29), jogando na Arena, o Grêmio venceu o Atlético-MG, um dos favoritos para conquistar o título. O resultado foi excelente, porém a atuação foi assustadora. Se não fosse o goleiro Tiago Volpi, poderia ter ocorrido uma derrota elástica. O que deixa os gremistas preocupados é que, até o momento, o Grêmio não evoluiu com o time de Gustavo Quinteros. Existe um buraco no meio, desorganização defensiva. Por mais que seja o início do trabalho, já é tempo de ver resultados em campo. O treinador tem suas convicções, mas ter humildade para rever é necessário. Não se trata de ser retranqueiro, mas está no momento de fechar mais a casinha, preencher mais o meio e tirar um dos atacantes. É preciso equilibrar mais a equipe.
Inter empatou, mas convenceu
Pouco mais tarde, no Rio de Janeiro, o Internacional foi até o Maracanã e arrancou um empate do Flamengo. O primeiro tempo foi equilibrado; nos 45 minutos finais, os cariocas foram um pouco mais superiores, mas nada assustador. O Inter controlou bem a partida. Aliás, o Colorado, junto com o Rubro-Negro, é um dos favoritos à conquista do título, junto com Palmeiras, Botafogo, Corinthians e Cruzeiro. O time do Inter tem repertório, esquema de jogo definido e, além disso, conta com Roger Machado, que organizou bem a equipe.
Contrapartida nos eventos
Diversos eventos esportivos realizados em Gramado, principalmente aqueles com apelo estadual e nacional, não devem apenas chegar, acontecer e ficar com os louros. É necessária uma contrapartida social que valorize os moradores locais e deixe um legado.
Copa Internacional de Futebol Amador
Começou nesta segunda-feira (31), na Vila Olímpica, a Copa Internacional de Futebol Amador de Gramado (AFIA World Cup Gramado 2025). Ao todo, 26 equipes de todo o Brasil estão participando. Os gramadenses possuem três equipes na competição. Este é um exemplo de contrapartida, pois a AFIA abriu as inscrições há cerca de um ano e fez os convites. Gramado formou três selecionados, sendo uma oportunidade de conviver com atletas de outros estados, muitos dos quais já foram profissionais. Outro lado social é que, para acompanhar as partidas, que começam às 7h, a entrada no estádio é um quilo de alimento não perecível. Ao todo, serão quatro categorias em disputa (Gold 50+, Platinum 55+, Diamond 60+ e Sapphire 65+).
Derrotas na Liga Serrana
Serrano e Gramadense seguem sem vencer na Liga Serrana de Futebol. Pela segunda rodada da competição, na sexta-feira (28), a equipe serranista foi derrotada fora de casa pelo Estância Velha. A categoria sub-15 perdeu por 5 a 0, enquanto o sub-17 foi goleado pelo placar de 10 a 1. Já no sábado (29), o Gramadense recebeu, no Complexo Esportivo Ernesto Volk, o Campo da Baixada, o Cruzeiro de Cachoeirinha e foi derrotado por 2 a 0. Conforme tabela divulgada pela Liga, podendo sofrer alterações, o próximo compromisso do Serrano, pelo sub-15 e sub-17, está programado para a próxima sexta-feira (4), contra o Caxias, fora de casa, no Campo do Bangu. Já o Gramadense, que está atuando somente com a categoria sub-15, jogará em casa diante do Atlético Juniors, em data e local a serem confirmados.