InícioColunistasDe Tudo Um PoucoEducação ambiental, além de uma semana

Educação ambiental, além de uma semana

Tempo de leitura: < 1 minuto

Coluna publicada no dia 02/06.

[email protected]

Gramado e Canela dão início à Semana do Meio Ambiente. É um momento de orientar e buscar colocar em prática durante o ano inteiro. Gostei principalmente da programação de Canela: muitas atividades envolvendo diretamente entidades e diversas ações dentro das escolas, que é onde tudo deve começar.

Atividades nas escolas

Durante a Semana do Meio Ambiente, as escolas municipais de Canela realizarão diversas atividades para sensibilizar os alunos sobre questões ambientais. Está nesta edição, mas a programação completa, com as atividades de cada escola, está no site www.leiafacil.com.br. Vale conferir. Será uma semana para ficar na memória.

Programa Ecocidadania

Quando falo em uma semana para ficar, posso mencionar o Programa Ecocidadania, lançado pela Prefeitura de Canela em março, que busca integrar ações de educação ambiental ao cotidiano das escolas e da comunidade. O programa é orientado pelas Secretarias de Meio Ambiente e Educação. Está alinhado com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 e visa transformar as escolas em ambientes sustentáveis, conhecidas como “escolas verdes”. Essas escolas contarão com hortas, trilhas e atividades relacionadas à coleta de sementes, promovendo a vivência prática da sustentabilidade.

Junho de várias cores

Um importante alerta foi feito pela Câmara de Vereadores de Canela em suas redes sociais sobre o mês de junho. Consciência, cuidado e solidariedade. Três campanhas estarão ganhando as ruas nos próximos dias:

  • Junho Vermelho – Mês da Conscientização para a Doação de Sangue.
  • Junho Laranja – Mês da Conscientização sobre Anemia e Leucemia.
  • Junho Roxo – Campanha Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa.

Workshops de cinema com entrada franca

Informação encaminhada pelo leitor da coluna e produtor cultural Fernando Gomes. Para quem quer aprender ou sonha com a carreira na grande tela, restam poucas vagas para a oficina “O cinema pelas lentes da crítica e da legendagem”, com os especialistas Rossana Fantauzzi (tradutora) e Ricardo Largman (crítico), ambos com mais de 40 anos de experiência na área. O encontro será no dia 21, no cineminha do Magnólia. A entrada é franca, porém com vagas limitadas.

O workshop será especial, pois homenageará Neusa Hickel (FOTO), produtora cultural e ativista no cinema regional, falecida em novembro passado. O projeto foi contemplado na modalidade de Capacitação em Audiovisual, com financiamento da Lei Paulo Gustavo/Canela de 2023. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail [email protected] e contará com a participação da arquiteta Bertha Zanatta, especialista em acessibilidade, que abordará a legenda como recurso acessível a pessoas surdas.

Bacanas Produções/Divulgação

Frase do produtor cultural

“Rô e Kiko são um verdadeiro casal de cinema, e montamos este workshop junto com a querida Neusa Hickel, que infelizmente nos deixou em novembro passado. Seguir com esta oficina é uma homenagem à sua memória — ela que tanto fez pela cultura em geral, mas em especial pelo cinema aqui na região com o Escutarte”, disse Fernando Gomes.

Resumão Gramadense

Vamos a um resumo do final de semana e projetar o que vem pela frente no Centro Esportivo Gramadense (CEG).

Começando pela garotada: no sábado (31), jogando na Vila Olímpica pelo Gauchão Sub-17, o adversário foi o Internacional, na primeira partida da fase de quartas de final. Derrota por 3 a 0. Agora, a equipe precisa vencer por uma diferença de quatro gols para seguir na competição ou por três, para levar a decisão da vaga para os pênaltis. A partida de volta das quartas de final está marcada para sábado (7), às 15h, no CT Morada dos Quero-Queros, em Alvorada.

No mesmo dia e horário, foi a vez do futebol profissional. No estádio da Pedra Moura, diante do Bagé, o Trem da Serra conheceu a primeira derrota na terceira rodada da Divisão de Acesso, perdendo por 1 x 0. Com o resultado, o Gramadense ocupa a 13ª colocação, com dois pontos. Na próxima quarta-feira (4), às 20h, o Gramadense vai até Farroupilha enfrentar o Brasil, em partida atrasada da segunda rodada, no Estádio das Castanheiras.

Yuri Cougo Dias/Jornal Minuano/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Trabalhadores dos Correios entram em greve contra retorno de gestor

Os trabalhadores do Centro de Distribuição dos Correios de Gramado e Canela (CDD hortênsias) estão em greve desde segunda-feira (18) em protesto contra o...

Dono de restaurante em Canela morre aos 47 anos após mal súbito

Gabriel Sarago Cattólica, 47 anos, faleceu neste sábado (9) após sofrer um mal súbito pela manhã, de acordo com a Brigada Militar. Ele era...

Trânsito é liberado na Estrada Velha após adiamento de obras da Corsan

O secretário de Obras, Tiago Procópio, confirmou à reportagem que a Rua Emílio Leobet, conhecida como Estrada Velha, está totalmente liberada para o tráfego...

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageia os 50 anos da Prawer Chocolates

Cerimônia enalteceu a trajetória da marca pioneira do chocolate artesanal no Brasil e contou com a presença de autoridades e colaboradores da empresa Na tarde...

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...
error: Conteúdo protegido