GRAMADO – O município de Gramado celebra o grande crescimento no Índice Municipal da Educação do Rio Grande do Sul (IMERS). Esse índice é medido por meio do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (SAERS), que foi aplicado em todas as escolas do município entre os dias 21/11/2024 e 06/12/2024. Os dados foram divulgados na última semana e trazem grandes notícias para a Educação do município.
Gramado está entre os 100 municípios com os maiores índices de educação do estado, ocupando a posição 85º da lista, com um crescimento de 176 posições comparado ao resultado do ano de 2023. No IMERS, a cidade atingiu a média de 72,44 pontos, um aumento de mais de 8 pontos comparado ao índice anterior.
Esses dados apresentam uma evolução comparada com os dos municípios da microrregião, de modo geral, Gramado encontra-se em 2º lugar nos índices, subindo três posições na lista do ano passado. No 2º ano, a média é de 67,43; no 5º ano, a média é de 70,86; e no 9º ano, a média é de 52,08. Gramado também passa ao 1º lugar no ranking de maior evolução em todos os índices da região.
Devido a esse avanço significativo, o município irá receber um maior investimento do Governo do Estado: para o ano de 2026, a cota parte do ICMS passa de 0,41% para 0,48%, o que significa um acréscimo no orçamento do município para ser revertido em mais investimentos na educação. Além disso, em nível Federal, receberá uma complementação de aproximadamente 5,5% do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), por cumprir as condicionalidades implementadas pelo Ministério da Educação.
Trabalho pedagógico e de monitoramento dos resultados
A Secretaria da Educação atribui a evolução desses indicadores ao trabalho pedagógico que vem sendo desenvolvido, nos últimos anos, pela equipe da pasta e o engajamento das equipes diretivas e professores das escolas. Desde a implementação do Programa Gramado Aprende Mais, os índices de qualidade do ensino nas escolas municipais vêm em constante crescimento. A secretária Simone Tomazelli Andreis destaca que o acompanhamento pedagógico feito com os estudantes para esse processo de avaliações externas contribui para a melhoria nesses índices.
“Dentre as ações desenvolvidas estão a aplicação de simulados que realizamos com as turmas de 2º, 5º e 9º anos que indicam quais são os pontos de atenção na área pedagógica de cada escola, fazendo com que tenhamos ações assertivas para cada realidade. Da mesma forma, essas avaliações preparam os estudantes para que eles possam familiarizar-se com esse modelo de prova, e percebam a importância delas para a educação do nosso município”, aponta a secretária.
Gramado se prepara para mais uma avaliação externa
No âmbito Federal, serão aplicadas, em todas as escolas do município, as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), no período de 20 a 31 de outubro, que impactam diretamente nos resultados de outro indicador importante que é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). No último exame, o município cresceu 0,3 pontos comparados com os dados anteriores. Em novembro, será a vez da avaliação do SAERS, de 17/11 a 02/12/25.
A secretária Simone reitera o trabalho pedagógico desenvolvido pelas escolas e reforça a importância da presença dos estudantes nesse momento, pois o comprometimento da comunidade escolar é fundamental para o sucesso do município nessas avaliações externas. Desde a atenção no momento da realização da prova até a presença efetiva dos alunos na semana de avaliações.
“Já obtivemos um avanço na última avaliação, realizada em 2023, mas precisamos incentivar os nossos estudantes para que participem dos exames. Quando o aluno não participa, é como se ele tivesse zerado a prova, o que faz com que a média final da turma e da escola diminua. Por isso, o incentivo dos pais para que os estudantes estejam presentes nas aplicações é essencial.”