GRAMADO – A Prefeitura de Gramado, por meio da Secretaria da Saúde, realizou na manhã de ontem (28), o lançamento do Projeto Linhas de Cuidado em Saúde Mental e Dor Crônica com a oferta de PIC’s – Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, no Cuidado Integral. Gramado e outras 14 cidades do país foram selecionadas para receber a 2ª etapa do programa, que é uma iniciativa do Ministério da Saúde, em conjunto com a Fiocruz – Fundação Oswaldo Cruz.
Ao todo serão nove meses de capacitação para um grupo técnico da pasta, composto por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, agentes de saúde, farmacêutico, cirurgião dentista e educadores físicos. “Esta equipe multiprofissional será capacitada neste período para aprofundar técnicas relacionadas as linhas de assistência em saúde já disponíveis na rede municipal, com foco na saúde mental e dores crônicas dos pacientes”, explica o secretário da Saúde, Jeferson Moschen.
O vice-prefeito Luia Barbacovi participou da solenidade e lembrou que a adesão ao programa ocorreu durante o 34º Congresso das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul, promovido pelo COSEMS/RS, em Gramado, oportunidade em que o prefeito Nestor Tissot assinou o convênio com o Governo Federal. “Quem ganha é a comunidade gramadense, que terá um primeiro atendimento cada vez mais qualificado nas unidades de saúde”, avalia Luia.