CANELA – Seguindo uma série de atividades com foco em conscientizar diferentes públicos, a Casa Vitória e a Prefeitura Municipal de Canela realizam no CIDICA (Rua São Francisco, 199 – Bairro Boeira), dia 2 de setembro, terça-feira, o “Simpósio Canela no enfrentamento à violência doméstica”.
O evento inclui na programação palestras, depoimentos, exibição do documentário “Eu, Dona de Mim” e a participação especial de Maria da Penha Maia Fernandes, mulher que deu nome à lei que coíbe e previne a violência doméstica no Brasil. Ela participa ao vivo de modo virtual para contar sua história que marcou a justiça brasileira.
Uma das palestras será apresentada pela coordenadora da Casa Vitória, Manoela Negrelli Heidrich, que irá contar sobre a implantação do espaço de acolhimento que foi criado em 2021 e já virou referência na proteção de vítimas.
A juíza Simone Chalela, apoiadora da entidade e defensora da igualdade de gênero e dos direitos das mulheres, também irá participar apresentando a palestra “A luta pela efetiva igualdade de gênero”. Confira a programação completa ao final do release.
O simpósio é aberto ao público e os interessados podem fazer a inscrição gratuita através do link https://forms.gle/p7f4z7JKhE8NDxZx8. As vagas são limitadas e quem comparecer recebe certificado de participação. A programação terá início às 9h e segue até às 17h.
PROGRAMAÇÃO:
9h Abertura
9h20 Implantação da Casa Vitória – Coordenadora – Manoela Negrelli A. Heidrich
10h Exibição Documentário Eu, Dona de Mim
11h Roda de Conversa – Psicóloga – Denize Kochi
12h – 14h Intervalo Almoço
14h10 Uma história de superação – Lizena Pimentel, enfermeira e escritora
15h A luta pela efetiva igualdade de gênero – Juíza Simone Chalela
16h Maria da Penha uma história de vida – Maria da Penha (fundadora do IMP) (ao vivo virtual)
17h Encerramento
SIMPÓSIO CANELA NO ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
Dia 2 de setembro, terça-feira, das 9h às 17h
Local: CIDICA (Rua São Francisco, 199 – Bairro Boeira)
Inscrições gratuitas: https://forms.gle/p7f4z7JKhE8NDxZx8
Vagas limitadas.
Para referência
A Casa Vitória foi criada em 2021 para acolher mulheres e famílias vítimas de violência doméstica. Desde sua inauguração, já realizou mais de 1065 atendimentos impactando diretamente a vida de mulheres e famílias de Canela. A entidade é pioneira no estado, sendo uma das 14 casas abrigo existentes no Rio Grande do Sul. Além de oferecer um espaço seguro, se diferencia por realizar iniciativas educacionais voltadas para a prevenção e oferecer um atendimento multidisciplinar, que fortalece as mulheres atendidas e trabalha para evitar a perpetuação da violência entre gerações. O espaço é financiado exclusivamente pela Prefeitura de Canela, destacando o compromisso do município em enfrentar a violência doméstica e promover igualdade e respeito.