GRAMADO – Na última quinta-feira (14), Gramado realizou a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social, reunindo representantes do poder público, da sociedade civil, profissionais da área e usuários dos serviços socioassistenciais para debater o tema: “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”. Promovido pela Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social e pelo Conselho Municipal de Assistência Social, o evento foi um espaço de escuta, diálogo e deliberação coletiva, com foco na avaliação das duas décadas de existência do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Durante a abertura, o Presidente do CMAS, Luciano Stahl, destacou a importância da mobilização social para o fortalecimento do SUAS. “Esta Conferência reafirma nosso papel enquanto conselheiros e cidadãos: contribuir ativamente para a construção de políticas públicas mais justas e efetivas, que cheguem a quem mais precisa”, afirmou. Já o Secretário da Cidadania e Assistência Social, Ilton Gomes, ressaltou os desafios locais e o compromisso da gestão com os direitos da população. “Estamos diante de um momento crucial para repensar nossas práticas, avançar na garantia de direitos e fortalecer a rede de proteção social”, disse.
Um dos momentos de destaque do evento foi a participação da Sra. Isolete Magali Georg Bacca, atual Presidente do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS), que trouxe uma profunda análise dos 20 anos do SUAS e seus impactos na política pública de assistência social no Brasil. A programação contou ainda com a leitura e aprovação do Regimento Interno, uma apresentação cultural do grupo PAMA – Pastoral do Menor Adolescente, e a eleição dos delegados, que representarão Gramado na etapa estadual da conferência, levando as deliberações construídas coletivamente.