InícioGeralGramado e CanelaFOTOS: 2º Encontro da Memória segue até amanhã no Espaço Sicredi

FOTOS: 2º Encontro da Memória segue até amanhã no Espaço Sicredi

Tempo de leitura: < 1 minuto

CANELA – A preservação da história e valorização de quem construiu e segue trilhando o caminho de cuidar e manter as tradições locais. Assim foi marcada a abertura do 2º Encontro da Memória de Canela, realizado na noite de ontem, quarta-feira (13), no Espaço Sicredi na avenida João Pessoa.

Paulo Drechsler, presidente do Memorial Canela, promotor da iniciativa, valorizou a presença significativa de autoridades a um evento da iniciativa privada e defendeu o envolvimento da comunidade na preservação da municipal.

Drechsler pediu às autoridades apoio para que o Memorial conquiste um espaço físico próprio, para recolhimento e apresentação de acervo aos canelenses e aos visitantes. Ressaltou a importância da secretária da Educação, Maria Gorete e de três vereadores: Adi José Denardi Junior (PSDB) Graziela Hoffmann e Rodrigo Rodrigues, ambos do PDT. Os três garantiram reconhecer a importância das iniciativas do Memorial e lembraram a lacuna que ocorre em Canela, município que em dezembro próximo completará 81 anos de emancipação, e ainda não dispõe de um museu histórico e arquivo público.

O prefeito Gilberto Cezar manifestou apoio e anunciou que sua administração compreende e apoia os movimentos culturais. Também prestigiaram a cerimônia o diretor do Campus Hortênsias da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Gilberto Hummes e o presidente da Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul, o canelense Fernando Andrade Alves.

O vice-prefeito Gilberto Tegner, o Tolão, participou de um painel com seus antecessores Carmen Seibt, Jorge Emílio Brusius, João Carlos Wender e Paulo Tomasini. O segundo e último painel, sob o título “Memória Viva”, teve Norli Norberto Jahn falando do quase centenário Clube Serrano (do qual foi servidor, atleta e dirigente, estando na sua presidência há mais duas décadas e meia); Ana Gllenda Viezzer, sobre o ambiente cultural de Canela e o tradicionalista José Araújo sobre o CTG Querência, que em 2025 completa 71 anos de existência.

A primeira noite do 2º Encontro teve uma apresentação musical, a cargo do Conjunto Musisul e uma homenagem ao detentor do principal acervo histórico sobre Canela: Antônio Olmiro dos Reis. E ainda as exposições “Canela através das lentes”, de Cezar Augusto Nerys de Oliveira e “Visões de Canela”, de Marcos Enor Zimmermann.

Foto: João Paulo Alves/Divulgação – Conjunto Musisul se apresentou na noite de ontem

Programação

As atividades seguem hoje, quinta-feira (14) com o show de abertura, às 18h30, com Kiko Corrêa e com escritores locais: Olmiro dos Reis, Cida Wolf, Márcio Cavalli, Pedro Oliveira, Claiton Saul, Vitor Hugo Travi e Pedro Müller autografando suas obras, às 18h45. Já os painéis abordarão “Canela na Cultura”, às 19h, com Rosângela Oliveira (Festa da Música), Marina Meines Gil (Festival de Bonecos) e Yolanda Pütten Rigotto (Festival da Serra); “Canela na Educação”, às 20h, com Zuleica de Lima Bertolucci e Olmiro dos Reis: e “Canela e Patrimônio”, às 21h, com Rosana Oppitz, Marcelo Veeck e Márcio Cavalli. Duas palestras e dois painéis ocorrerão no terceiro e último dia. Amanhã, sexta-feira (15), o show de abertura será de Emílio Fogaça, às 18h30.

Em seguida a programação será contemplada pelo diretor de Memória e Patrimônio/RS, Eduardo Hamm, às 18h50 e pelo arquiteto Jorge Luís Stockler Junior, às 19h30. Na sequência, às 20h10, o painel “Canela Hoje” reunirá Adriane Brocker Boeira, Petterson Secco e Marco Aurélio Alves; e o “Canela Amanhã”, às 21h10, terá o arquiteto Márcio Ribas abordando o Plano Diretor.

Memorial Canela

O “Memorial Canela” é uma sociedade civil independente e sem fins lucrativos, criada em 2022 e voltada para o desenvolvimento e a valorização da cultura local. Fundada por pessoas interessadas na cultura local e na preservação de seu patrimônio, é uma organização mantida por seu quadro de associados e doações de empresas e instituições.

Foto: João Paulo Alves/Divulgação – Fotos históricas e máquinas fotográficas foram expostas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dono de restaurante em Canela morre aos 47 anos após mal súbito

Gabriel Sarago Cattólica, 47 anos, faleceu neste sábado (9) após sofrer um mal súbito pela manhã, de acordo com a Brigada Militar. Ele era...

Trânsito é liberado na Estrada Velha após adiamento de obras da Corsan

O secretário de Obras, Tiago Procópio, confirmou à reportagem que a Rua Emílio Leobet, conhecida como Estrada Velha, está totalmente liberada para o tráfego...

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageia os 50 anos da Prawer Chocolates

Cerimônia enalteceu a trajetória da marca pioneira do chocolate artesanal no Brasil e contou com a presença de autoridades e colaboradores da empresa Na tarde...

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...
error: Conteúdo protegido