CANELA – Incertezas e temor de perder alimentos, falta de água para consumo próprio e dos animais é vivenciado por moradores das localidades da Canastra e Amoreiras. A informação partiu de uma das moradoras, a professora Maiara Watzlawick da Rocha Galle.
Ela que reside em um sítio na Canastra, a pouco mais de um ano, revelou que convive com este problema junto com outros cerca de 20 moradores. Neste período, foram aproximadamente 30 ocorrências de queda de energia, sendo que na maior parte a espera para normalizar o serviço é mais de 12 horas.
“Falta muita luz aqui, nossos vizinhos que moram aqui mais tempo relataram que isso já acontecia. Passamos já o final de semana inteiro sem luz, comidas do freezer e geladeira estragaram. Vizinhos perderam animais. Ligamos sempre para a RGE que nunca sabem o que acontece. Inclusive pedimos uma revisão de rede, mas não sabemos se fizeram. Quando ligamos eles nunca sabem de nada. Da última vez que ficamos sem luz, eles ligaram a energia de uma rua paralela e nossa ficou sem”, comentou.
O último registro foi em 22 de janeiro, pouco mais de um mês. Na ocasião, conforme a moradora a energia elétrica faltou por volta do meio dia e retornou somente um dia após, e no período da tarde.
“Meus vizinhos ligarem e eles virem só no outro dia. Normalmente vem sempre no outro dia. Essa última vez faltou de tarde, eles vieram as 22h e não ligaram a luz da nossa rua. Tivemos que abrir outro chamado e vieram só no outro dia pela tarde. Era insuportável de quente, e aqui todos dependem de luz para bombear água que ficamos sem”, finalizou.
A reportagem do Jornal Integração fez contato com a RGE, concessionária responsável pela distribuição de energia elétrica na região. Por meio da Assessoria de Comunicação, informou que a maioria das ocorrências de falta de energia na região estão relacionadas a causas ‘não gerenciáveis’ pela distribuidora, como ventos fortes, árvores em contato com a rede elétrica, descargas atmosféricas, colisões contra postes, entre outros. Vale ressaltar que no mês de janeiro, uma forte instabilidade climática atingiu a área de concessão da RGE, causando danos na rede de energia elétrica, principalmente por galhos e objetos arremessados sobre fios e outros equipamentos.
Sobre questões envolvendo obras de melhorias na região, a RGE informa que a empresa vem constantemente executando manutenções na rede de distribuição de energia elétrica, de acordo com seu plano de obras, para reduzir os impactos e evitar que ocorram novas interrupções. A RGE ressalta ainda que a rede que atende a região opera dentro dos padrões indicados pelo órgão regulador.
Texto: Tiago Manique – [email protected]