GIAN WAGNER
[email protected]
REGIÃO – Em pouco mais de 23 dias, três bebês foram salvos graças ao auxílio de policiais da região. Um deles, uma menina, chegou a ser socorrida duas vezes neste período.
O primeiro caso foi no dia 12 de fevereiro quando a mãe do pequeno Pietro, então com 17 dias de vida, procurou o quartel da Brigada Militar de Canela naquela noite. Pietro tinha se afogado durante a amamentação. O soldado Jeferson estava de serviço na sala de operações e posicionou o bebê de bruços, começando massagear as costas. Ao mesmo tempo acionou a viatura que rapidamente buscou a criança e levou-a para a emergência do hospital, que também já havia sido avisada e esperava a criança.
Quatro dias depois, na manhã de domingo (16) o pai e a avó de Maria Clara, também com 17 dias, procuraram a Polícia Rodoviária Estadual de Gramado pois a pequena havia se engasgado ao beber chá pela mamadeira. A soldado Adriana Ramos estava de serviço atendeu a criança, efetuando as manobras de desobstrução das vias e massagens para animar a pequena que logo voltou a respirar. “A missão de hoje foi diferente, foi além da abordagem, além da fiscalização de trânsito, além da revista em veículo, além da identificação de um indivíduo. Hoje foi ajudar uma família que chegou no quartel com um bebê afogado logo ter tomado um chá. Não sei no que pensei no momento quando tomei nos braços um ser indefeso que precisava da minha ajuda, talvez lembrei das minhas filhas, ou do juramento que fiz de servir em qualquer situação”, relatou a soldado.
MENINA É SALVA DUAS VEZES EM POUCOS DIAS – A canelense Sofia foi salva duas vezes pelas forças policias em poucos dias. No início da noite de 19 de fevereiro, quando Sofia tinha apenas 20 dias, a guarnição da Brigada Militar de Canela foi até a casa da nenê, na Vila Dante, para ajudar a mãe que havia pedido socorro via 190 pois a bebê não estava respirando. Durante o deslocamento a sala de operações orientou a mãe nos procedimentos. Chegando na casa, Sofia e a mãe foram levadas ao Hospital de Canela.
Na última terça-feira (3), Sofia se engasgou enquanto dormia. Um motorista que passava pelo bairro recomendou a família a procurar a Patram (Pelotão Ambiental da Brigada Militar), sede mais próxima da casa da família. O tenente Zanini estava no local e atendeu a criança, que já não respirava, realizando o procedimento correto. “Sou pai de família e sei que, em um momento desses, os pais procuram de tudo para que a criança se restabeleça. É bem gratificante saber que o pior não aconteceu”, disse o soldado.