BRASIL – O deputado federal Marcelo Freixo (PT-RJ) foi nomeado presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), órgão vinculado ao Ministério do Turismo. O decreto presidencial com a nomeação foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União, na noite desta quinta-feira (12).
O decreto traz também a exoneração de Gilson Machado Neto do comando da agência. Ele também foi ministro do Turismo no governo Jair Bolsonaro. O mandato de Freixo será de quatro anos à frente da agência. A nomeação na Embratur é assinada pelo presidente Lula e pela ministra do Turismo, Daniela Carneiro.
“O turismo é essencial para superarmos a crise e criarmos emprego, o que falta são políticas públicas e programas que fortaleçam o setor, em sintonia com as transformações recentes em nossa sociedade e o dinamismo que vimos em outros destinos turísticos no mundo”, disse Marcelo Freixo
Freixo estava filiado ao PSB até o início do ano, quando anunciou sua saída do partido para se filiar no Partido dos Trabalhadores (PT). Segundo ele, “o PT é a única legenda capaz de liderar alianças para derrotar o bolsonarismo”. No ano passado, Marcelo Freixo, apoiado pela esquerda, disputou e perdeu a eleição ao governo do Rio de Janeiro para o candidato apoiado por Jair Bolsonaro, Claudio Castro (PL).
O que é a Embratur:
A Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) é um serviço social autônomo que tem como objetivo o planejamento, a formulação e a implementação das ações de promoção comercial de produtos, serviços e destinos turísticos brasileiros no exterior, em cooperação com a administração pública federal.
A agência tem como missão institucional apresentar ao mundo um Brasil de destinos incríveis e sustentáveis, fomentando o desenvolvimento econômico e social do país.