BRASIL – Luiz Inácio Lula da Silva tomou posse como presidente do Brasil domingo (01) em Brasília. Foram empossados também, os 37 ministros de estado que farão parte do governo de Lula.
Entre esses ministérios está o de turismo, que é fundamental para toda a Região das Hortênsias, tendo em vista que a região é um dos principais destinos turísticos do país. A titular da pasta será Daniela Carneiro (União Brasil), conhecida como Daniela do Waguimho, por ser esposa do prefeito de Belford Roxo-RJ, Waguinho (MDB).
Em sua posse, Daniela disse que terá a missão de melhorar a imagem do Brasil no exterior, por meio do fortalecimento da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur). O presidente da entidade, Marcelo Freixo (PSB) estava presente na cerimônia.
A nova ministra estreou na política em 2018, ao ser eleita deputada federal pelo Rio de Janeiro. Na época, foi a candidata mais votada do MDB no estado. Ela também já trabalhou na secretaria de educação do Rio de Janeiro em 2003.
Waguinho, seu marido e que também é presidente do União Brasil no Rio, chegou a cogitar a indicação de Daniela como candidata a vice na chapa de reeleição do governador Cláudio Castro (PL).
Escolhida para ser ministra do Turismo, Daniela abandonou o nome Waguinho e passou a ser anunciada como Daniela Carneiro.
Em uma das primeiras falas como ministra, Daniela falou sobre o alto preço das passagens aéreas. “”[precisamos] resolver com urgência o aumento exorbitante das passagens aéreas, o que dificulta o Turismo. Vamos trabalhar essa questão ao lado de outros ministérios, como o da Fazenda”, disse ela.