CANELA – O Campus da UCS Hortênsias foi palco na segunda-feira (9) da primeira reunião ordinária do Conselho Municipal do Idoso (CMI). Na ocasião, o arquiteto João Francisco Bazacas apresentou o projeto do Centro de Convivência do Idoso que será construído no bairro Sesi. O local será adequado de desenvolvimento de atividades específicas para pessoas com 60 anos ou mais, que necessitam de cuidados permanentes e temporários.
“O centro tem por finalidade promover a autonomia e o cuidado durante o dia, especialmente, aos idosos que pertencem a famílias em situação de vulnerabilidade social. Serão realizadas várias atividades, valorizando o protagonismo e autonomia dos usuários e usuárias”, disse a presidente do CMI, Tânia Aguiar.
A iniciativa deve contar com uma equipe específica e habilitada que será pautada no atendimento aos idosos e à família, fortalecendo o vínculo e a função protetiva dos responsáveis.
Outro assunto que esteve em pauta no encontro foi a realização de uma pesquisa diagnóstica sobre os processos de envelhecimento em Canela, que deve ser realizado em parceria com a UCS, Prefeitura, CMI e Organizações da Sociedade Civil. O objetivo principal é situar a realidade dos idosos no Município, para a elaboração de um plano de ação intersetorial e políticas públicas na área.
