InícioNotíciasPolíticaCaso do “Corretivo” deverá será ser reaberto

Caso do “Corretivo” deverá será ser reaberto

Tempo de leitura: < 1 minuto

O novo presidente da Comissão de Ética da Câmara de Caxias do Sul, vereador Rodrigo Beltrão/PT, foi à tribuna, na sessão desta quarta-feira (26), para falar sobre a condução da subcomissão que investigou o caso do “Corretivo”, ocorrido em junho do ano passado. O investigado foi o vereador licenciado e atual de chefe de Gabinete da Prefeitura, Chico Guerra.

A polêmica se originou do vazamento de um áudio, nas redes sociais, onde Guerra diz ao ex-coordenador de Relações Comunitárias, Rafael Bado, que o prefeito Daniel Guerra/Republicanos havia determinado uma retaliação ao Bairro Cânyon. Na avaliação do mandatário, o presidente da Associação de Moradores, Marciano Correa da Silva, vinha fazendo oposição cerrada ao governo. Ainda no áudio, Chico Guerra afirma que Marciano era o número 1 da lista negra do chefe do Executivo. A denúncia foi apresentada, no dia 7 de junho do ano passado, pelo vereador Rafael Bueno/PDT, por quebra de decoro parlamentar.

 

SEM INSTRUÇÃO

 

De acordo com Rodrigo Beltrão, houve cobrança por parte da imprensa e de um dos envolvidos sobre o desfecho do processo. “O Seu Marciano, entre aspas, uma vítima desse possível corretivo que teria acontecido, também vem até a Casa pedir uma solução, um esclarecimento”, justificou.

Conforme o parlamentar, já se passou um ano e não ocorreu nenhuma solução. ”Isso traz uma expectativa quanto à conclusão, ainda mais nos dias em que vivemos, onde o Executivo provoca um acirramento, e todas essas questões que envolvem a ética ficam com muita visibilidade”, avaliou.

Desta forma, Beltrão decidiu pedir que o processo seja reaberto, porque na análise jurídica dele, o processo não chegou a ser instruído. “Não foi ouvido, por exemplo, o vereador Chico Guerra, nem Rafael Bado e nem Seu Marciano, que, no meu entendimento, é o básico, o mínimo do mínimo que precisa ser ouvido, para saber se a comunidade foi prejudicada”, afirmou.

A proposta de Rodrigo Beltrão será levada a uma reunião, marcada para amanhã (28). Ontem, os integrantes do colegiado foram convocados para o encontro. A intenção é montar uma nova subcomissão para reiniciar a instrução do processo.

 

Subcomissão apresentou três conclusões

 

A Subcomissão de Ética que apurou a denúncia não chegou a nenhuma conclusão definitiva. Cada um dos integrantes apresentou um posicionamento, com três votos em separado. Na época, o integrante, Paulo Périco/MDB, propôs a suspensão por 60 dias. O revisor, Ricardo Daneluz/PDT, concluiu pela advertência escrita e o relator, Edi Carlos Pereira de Souza, emitiu parecer pelo arquivamento da representação.

Rodrigo Beltrão explicou que a Assessoria Jurídica do Legislativo apontou que a Subcomissão feriu o Art. 72, Parágrafo 1º, do Regimento Interno, onde está prevista que a votação nas comissões tem que ser por maioria de votos. Ele revelou que deverá ser constituído um novo subgrupo de trabalho, com prazo definido. “É necessário que possamos cumprir todas as formalidades para que ali na frente não ocorra nenhuma nulidade e, depois, o Judiciário venha obstaculizar o trabalho da Casa”, ressaltou Beltrão. Ainda integram a comissão os vereadores Velocino Uez/PDT, Edi Carlos/PSB, Elisandro Fiuza/Republicanos e Renato Nunes/PR.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dono de restaurante em Canela morre aos 47 anos após mal súbito

Gabriel Sarago Cattólica, 47 anos, faleceu neste sábado (9) após sofrer um mal súbito pela manhã, de acordo com a Brigada Militar. Ele era...

Trânsito é liberado na Estrada Velha após adiamento de obras da Corsan

O secretário de Obras, Tiago Procópio, confirmou à reportagem que a Rua Emílio Leobet, conhecida como Estrada Velha, está totalmente liberada para o tráfego...

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageia os 50 anos da Prawer Chocolates

Cerimônia enalteceu a trajetória da marca pioneira do chocolate artesanal no Brasil e contou com a presença de autoridades e colaboradores da empresa Na tarde...

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...
error: Conteúdo protegido